23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco divulga programação do CAPS II Samaúma em alusão ao Janeiro Branco

Publicado em 13/01/2024

O primeiro mês do ano busca alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Popularmente conhecido como Janeiro Branco, a ação impulsiona iniciativas de apoio às pessoas que estão passando por algum tipo de sofrimento psíquico. Tendo em vista que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos usuários que vivem com condições de saúde mental estão sem nenhum tipo de tratamento qualificado para o cuidado.

Diante da relevância do movimento, a Prefeitura de Rio Branco tem fortalecido as unidades de saúde para poder atender, cada vez mais, pacientes através das consultas psicológicas, rodas de conversa, recursos terapêuticos tradicionais, além de uma gama de atividades como oficinas de música, dança, arteterapia e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

O Centro Psicossocial de Rio Branco, o Caps II Samaúma, localizado no bairro Morada do Sol, é um desses espaços. Inaugurado em novembro de 2018, o centro possui uma equipe formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que realizam tratamento clínico e formam grupos terapêuticos tradicionais. Em alusão ao Janeiro Branco, o espaço está realizando toda quarta-feira, rodas de conversas temáticas e faz o convite para os clientes/pacientes e público.

A coordenadora do CAPS, Daniela Matias destacou que a intenção do Centro é de promover essa campanha de bem-estar e saúde emocional, a fim de propagar a importância do autocuidado. Ela ressaltou ainda que caso algum visitante esteja em sofrimento, a unidade faz a triagem para avaliar se o usuário será inserido no quadro de clientes/pacientes ou encaminhados para uma unidade de saúde.

“Estamos aqui para acolher a todos. A ideia é construir essa cultura de saúde mental e cuidado emocional com os clientes/pacientes e visitantes. O CAPS II Samaúma atende apenas casos de saúde mental grave e persistente, mas caso alguém apresente sofrimento leve e moderado, fazemos o encaminhamento para as unidades de saúde básica”.

Confira os próximos encontros:

17/01/2024 – 9h

Roda de conversa com o tema: A primeira meta é cuidar da gente mesmo!

Ações de promoção de práticas integrativas e complementares.

24/01/2024 – 9h

Palestra em alusão ao Janeiro Branco

Plano de cuidado; imunização; lanche compartilhado e ações de promoção de Práticas Integrativas e Complementares (auriculoterapia e ventosaterapia).

Data 31/01/2024 – Horto florestal – 15h

Finalização do Janeiro Branco

Será realizada uma caminhada em alusão ao Janeiro Branco; palestra sobre a data alusiva e recursos terapêuticos para saúde mental; dinâmicas e ações de promoção de Práticas Integrativas e Complementares.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Fantasia e alegria marcam o Carnaval da Família em Rio Branco

Raimundo Souza

Atuação do poder público para reduzir casos de violência contra mulheres no Acre inclui ônibus lilás, rede de apoio às vítimas e ações coordenadas nos municípios

Raimundo Souza

Sebrae no Acre promove missão empresarial à maior feira de panificação da América Latina

Marcio Nunes

Ministério da Agricultura e Pecuária autoriza trânsito de gado entre zonas livres de febre aftosa sem vacinação em todo o Brasil

Marcio Nunes

Devido às condições climáticas adversas, voos são interrompidos no Acre

Raimundo Souza

Bocalom anuncia oficialmente pré-candidatura ao governo e diz que decisão final será até 4 de abril

Kevin Souza