25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Socorro Neri propõe lei para criminalizar estelionato sentimental com penas de até oito anos

Publicado em 05/02/2025

A deputada federal Socorro Neri (PP-AC) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa alterar o Código Penal, a Lei Maria da Penha e o Estatuto do Idoso para tipificar o crime de estelionato sentimental. O objetivo é coibir a prática em que criminosos simulam relacionamentos amorosos para obter vantagens econômicas ou materiais, causando prejuízos financeiros e emocionais às vítimas.

O PL propõe a inclusão do artigo 171-A no Código Penal, estabelecendo penas de reclusão de três a oito anos e multa para aqueles que simularem envolvimento afetivo com esse propósito.

A proposta também modifica a Lei Maria da Penha, ao caracterizar o estelionato sentimental como forma de violência doméstica e familiar contra a mulher. Além disso, o Estatuto do Idoso será ajustado para prever punições mais severas quando esse tipo de crime tiver como vítimas pessoas idosas.

Para Socorro Neri, o projeto de lei busca responder ao aumento significativo dos casos de fraudes amorosas. “É uma manipulação emocional perversa que destrói a confiança das vítimas. Precisamos dar uma resposta firme para coibir essa prática desumana”, afirmou a parlamentar.

A justificativa do projeto destaca dados alarmantes: nos últimos cinco anos, os casos de estelionato aumentaram 326% no Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Entre os exemplos citados, há decisões judiciais em que vítimas foram induzidas a contrair dívidas, sofrendo não apenas prejuízos econômicos, mas também abalos emocionais significativos.

A deputada agora solicita o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação do projeto. “Precisamos punir rigorosamente os responsáveis e proteger as vítimas dessa prática criminosa, além de conscientizar a sociedade sobre os danos que ela provoca.”

O projeto segue agora para análise nas comissões competentes.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Programa de regularização fiscal (Refis) do Saerb é prorrogado até março de 2024

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli participará de reunião com ministros para tratar sobre mudanças climáticas e queimadas

Jamile Romano

Concurso vai pagar R$ 12 mil para autores de novo hino de Rio Branco

Jamile Romano

Senac Acre abre processos seletivos para designer gráfico e orientador educacional de informática

Jamile Romano

“A justiça cumpriu seu papel e seguirei colaborando no que for necessário”, diz governador em nota

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco amplia horário de atendimento em URAPs aos sábados

Raimundo Souza