23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+

Publicado em 02/02/2025

Gestores do governo do Acre participaram da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho Técnico (GTT) de Salvaguardas da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), presidido pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em Brasília (DF).

A presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo, e o secretário de Meio Ambiente (Sema), Leonardo Carvalho, participaram da etapa de construção metodológica da minuta da resolução para Consulta Livre Prévia e Informada (CLPI).

O objetivo do encontro é colher contribuições, de forma ampla e participativa, para definição das diretrizes  e recomendações, que serão incorporadas como sugestões à minuta de resolução das Consultas Livres Prévias e Informadas (CLPI).

Gestores e técnicos debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+. Foto: cedida

“Nesses dois dias estivemos à frente dessas discussões técnicas com uma série de representantes que fazem parte do GTT e pudemos avançar nas discussões para que depois,  seja colocado em plenário para a deliberação”, destaca Leonardo Carvalho.

A minuta irá nortear as etapas para implementação de programas de REDD+ e projetos de carbono florestal para adesão à Estratégia Nacional para REDD+ (ENREDD+) em terras públicas ocupadas por povos indígenas e comunidades tradicionais. O evento teve início na terça-feira, 28, e encerrou nesta quarta-feira, 29.

Contribuições serão incorporadas a minuta de resolução e submetida, ao plenário, para a deliberação. Foto: cedida

“Foi um momento muito importante, no qual pudemos debater amplamente sobre as diretrizes e elaboração dessa minuta, especialmente nesse momento que o Estado do Acre está conduzindo um processo das consultas públicas para revisão e atualização da repartição de benefícios do nosso sistema de REDD+ jurisdicional. Uma oportunidade impar de estarmos alinhados com as diretrizes nacionais”, ressalta Jaksilande Araújo.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

“Resultado de muito trabalho” – Alan Rick celebra volta dos voos da Azul no Acre

Marcio Nunes

Máquinas agrícolas adquiridas pelo Estado são expostas em frente ao Palácio Rio Branco

Raimundo Souza

Governo nomeia novos servidores aprovados no concurso do Iapen

Marcio Nunes

Com 160 pacientes beneficiadas, governo encerra a programação do Opera Acre Mulher

Raimundo Souza

Tarauacá e Mâncio Lima decretam situação de emergência devido às cheias dos rios

Jamile Romano

Fundhacre se aproxima de 100 transplantes de fígado

Jamile Romano