28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Acre é destaque em revista do Conselho Nacional de Justiça

O Acre foi destaque na revista Fazendo Justiça 2019 – 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na publicação é ressaltada a importância da união e integração da Justiça e demais entes públicos do sistema prisional, para garantir políticas voltadas para as pessoas que cumprem pena e seus familiares, com a criação dos Comitês de Políticas Penais.

No Acre, o Comitê de Políticas Penais foi formado em 2021, com a estruturação de grupos de trabalho que fortaleceram as políticas de saúde, cidadania e combate ao racismo, entre outras questões. Em depoimento para a revista, a juíza Andréa Brito, coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Estado afirmou que “a união dessas instituições supera a incompletude, já que nenhum poder ou instituição sozinha pode solucionar o desafio de violações massivas do sistema prisional brasileiro”.

Além disso, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap) de Cruzeiro do Sul, também foi destacado na revista Fazendo Justiça 2019 – 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A publicação traz um importante conteúdo explicando o trabalho realizado pelas centrais para dar condições e suporte às pessoas em alternativas penais.

A Ciap de Cruzeiro do Sul foi implantada em agosto de 2023 e já acompanhou 450 pessoas em alternativas penais, com apenas 11 reincidentes. Atualmente a unidade acompanha 116 pessoas que cumprem penas alternativas.

A coordenadora da central no município, Nayana Neves, ressalta que a equipe é muita dedicada ao fortalecimento das alternativas penais e que as centrais são essenciais para a ressocialização: “As alternativas penais são uma ferramenta primordial para a ressocialização, diminuindo a superlotação dos presídios e fazendo com que as pessoas venham a ter o entendimento, vejam a conscientização do ilícito cometido e diminuam a reincidência”.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre institui Programa Câmbio Verde para troca de resíduos recicláveis por alimentos

Marcio Nunes

TCE-AC manda suspender contrato da Casa Civil para lavagem de veículos após denúncia de irregularidades

Jamile Romano

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento tardio no Projeto Cidadão do TJAC

Jamile Romano

Quinta noite do Arraial Cultural celebra a riqueza das expressões artísticas

Raimundo Souza

Sebrae inova na Expoacre 2024 impulsionando a sustentabilidade e a bioeconomia

Jamile Romano

Deputado Eduardo Velosos Visita Comunidade Remota: “Minha Ideologia São as Pessoas do Meu Acre”

Raimundo Souza