22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Tarauacá: MPAC recomenda que o Município adote medidas de prevenção e combate à dengue

Publicado em 17/01/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) emitiu uma recomendação para que o Município de Tarauacá adote providências visando prevenir e combater a dengue, doença em alta em todo o país e que levou o Governo do Estado do Acre a decretar situação de emergência em saúde pública.

Entre os problemas apontados pela Promotoria de Justiça Cível está o acondicionamento indevido de lixo e de outros materiais em terrenos abandonados e imóveis particulares, dificultando o controle de focos do mosquito Aedes aegypti.

O MPAC recomendou que seja feita a limpeza de terrenos, bem como o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, em caso de situação de abandono, ausência ou recusa do proprietário, independente de autorização judicial, como prevê a Lei federal nº 13.301/2016.

O Município também deve adequar a quantidade de agentes para intensificar as visitas domiciliares e mutirões de limpeza, além de definir uma unidade de saúde referência de melhor acesso aos pacientes com horário estendido, além de promover campanhas educativas.

A Recomendação também inclui providências a serem adotadas pelas Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadorias de Vigilância e de Defesa Civil, Secretarias Municipais e por donos de imóveis urbanos.

No prazo de 30 dias, os órgãos recomendados deverão enviar ao MPAC um relatório informando as medidas adotadas. Em caso de não cumprimento, poderá ser ajuizada uma ação civil pública.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco abre créditos suplementares de mais de R$ 4,2 milhões

Kevin Souza

Deracre faz manutenção das estradas AC-40 e AC-90

Marcio Nunes

MPAC lança canal de denúncias anônimas sobre organizações criminosas

Jamile Romano

Corpo de delegado da PF encontrado sem vida chega ao Morada da Paz sob forte comoção de familiares

Jamile Romano

Justiça acreana decide que plano de saúde não deve cancelar contrato de beneficiário diagnosticado com espectro autista

Jamile Romano

Acre publica norma que regulamenta escolta e transferência intermunicipal de presos

Kevin Souza