24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Entenda como funciona a abordagem social e o acolhimento a pessoas em situação de rua em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), executa o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), para conhecer, atender as necessidades básicas e encaminhar para políticas públicas ou para acolhimento, as pessoas que vivem em situação de rua nos espaços públicos da capital.

O atendimento é contínuo, realizado 24 horas por dia, baseado nas solicitações que chegam através do telefone 9 9943-4305, pelo serviço de Busca Ativa ou por meio da rede de apoio. No entanto, a principal porta de entrada na unidade de acolhimento ainda é o Centro POP.

Conforme preconiza a legislação brasileira vigente, o serviço especializado de abordagem social não tem a função de fazer a retirada compulsória de pessoas das ruas.

“As ações da abordagem social são planejadas e continuadas dentro da Política de Assistência Social do município, para fazer a escuta qualificada que visa conhecer e compreender o histórico de cada pessoa, estabelecer vínculos e promover ao cidadão a reinserção familiar e comunitária. Além da inserção nas demais políticas públicas, tais como saúde, educação, cidadania, entre tantas outras”, explica Ivan Ferreira, diretor interino de Assistência Social da SASDH.

A equipe percorre diversos pontos da cidade e quando identifica uma pessoa em situação de rua, a equipe inicia o atendimento, identifica, cadastra e incentiva a aceitação dos serviços disponíveis por parte dos usuários. Caso seja necessário acolhimento, a partir do momento em que a pessoa em situação de rua aceita, os assistentes sociais iniciam a triagem das necessidades mais urgentes, como a verificação se o usuário porta ou precisa de documentos e se há ou não necessidade de atendimento médico. No caso das mulheres, há verificação se foram vítimas de violência ou abuso.

“Diariamente, nossa equipe aborda pessoas em situação de rua com o objetivo de proporcionar dignidade ao cidadão. São homens e mulheres que precisam e vão receber toda a atenção necessária para que a rua não seja mais a sua moradia”, destaca o secretário da SASDH, João Marcos Luz.

É após a triagem realizada pela abordagem social que o usuário é encaminhado para os serviços do Centro POP ou da Unidade de Acolhimento Dona Elza, dependendo da avaliação realizada pela equipe técnica.

“Rio Branco é uma cidade que possui uma rede assistencial que preza pelo resgate da dignidade e da independência cidadã da população em situação de rua, com muito zelo e cuidado. Não basta apenas a pessoa sair da rua, é preciso convencê-la a não voltar mais e trilhar um novo caminho na vida”, explica o secretário.

“As pessoas que vivem nas ruas lá estão por necessidade e para amenizar as condições de vida deles, a prefeitura dispõe o Centro POP e o Dona Elza, que oferecem atendimentos com alimentação, higiene pessoal, acompanhamento psicossocial e encaminhamentos para cidadania”, finalizou João Marcos.

Além do Serviço de Abordagem Social, o acolhimento no Dona Elza e o atendimento no Centro POP, a SASDH também faz encaminhamentos para outros serviços voltados às necessidades da população em situação de rua, como cursos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), encaminhamento para o sistema de justiça, casas terapêuticas para a superação de vícios e, em breve, também para o mercado de trabalho.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli participa de voo inaugural da Azul Linhas Aéreas para Rio Branco

Marcio Nunes

Novo sorteio do Nota Premiada Acreana será nesta quarta-feira

Redacao

Centro de Controle Oncológico do Acre oferece serviço de marcação pré-cirúrgica no combate ao câncer de mama

Jamile Romano

Com mais de 380 empreendimentos, Expoacre Juruá deve movimentar mais de R$ 40 milhões durante cinco dias: confira programação

Jamile Romano

Técnico de enfermagem morre após 19 dias internado por conta de acidente de motocicleta no Acre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco distribui cestas básicas em ação humanitária para comunidades rurais

Marcio Nunes