22.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 28 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Política

Roberto Duarte defende fim do monitoramento das transações em Pix acima de R$ 5 mil

Publicado em 13/01/2025

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) reforçou sua posição em defesa dos direitos dos cidadãos ao assinar o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que propõe barrar as novas regras da Receita Federal sobre o monitoramento de transações financeiras acima de R$ 5 mil em Pix e cartão de crédito. A medida, apresentada pelo também deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), busca proteger a privacidade e o sigilo bancário dos brasileiros.

Para Duarte, o sistema imposto pela Receita Federal é um desrespeito aos cidadãos, especialmente aos pequenos empreendedores e trabalhadores. “Enquanto o governo aperta o cerco para monitorar cidadãos, principalmente aqueles que ganham menos, o próprio presidente impõe sigilos em seus gastos com cartão corporativo”, disse o parlamentar.

A Receita Federal defende que as novas regras têm como objetivo combater a evasão fiscal e promover a transparência. Contudo, o PDL argumenta que a medida amplia o alcance do sistema de fiscalização de forma indiscriminada.

Com a adesão ao projeto, Roberto Duarte reafirma sua oposição às medidas do governo federal que considera abusivas e desproporcionais, especialmente em um momento em que muitos brasileiros enfrentam dificuldades financeiras. “As pessoas já estão inseguras com a economia do país. Todo dia, o pai e a mãe de família veem seu dinheiro valer menos. Medidas assim, além de não focarem nos problemas que realmente importam, trazem mais incerteza e reforçam as críticas sobre as prioridades do governo”, concluiu o deputado federal.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsonaro cometeu crimes contra trabalhadores

Redacao

Moraes vota por tornar ex-assessor réu por vazamento de informação

Redacao

Reviravolta eleitoral: Amazonas tem novo governador após renúncia dupla

Raimundo Souza

Justiça Eleitoral condena Caiado e prefeito eleito por abuso de poder político

Marcio Nunes

Lula confirma que Geraldo Alckmin será candidato a vice na chapa que disputará reeleição

Antonio Muniz

Comissão da Câmara terá 120 dias para estudar novo programa de saúde em Rio Branco

Kevin Souza