25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura faz manutenção constante em rotatórias e canteiros para manter limpeza e cuidado com paisagismo na cidade

Na paisagem urbana, rotatórias não apenas facilitam o fluxo do tráfego, mas também oferecem uma oportunidade de embelezar a cidade com flores e plantas. Porém, a presença de matos e ervas daninhas pode significar muito mais do que um simples aborrecimento estético e por isso a manutenção regular dessas áreas é vital para a saúde do ecossistema local, a segurança viária e a própria imagem da comunidade.

Com esse objetivo, equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), fazem limpeza e manutenção constante em canteiros e rotatórias na cidade, como por exemplo na rotatória em frente a AABB, trabalho realizado durante dois dias por uma das equipes da Semeia.

Segundo o encarregado do paisagismo, Renato Vieira, a remoção de ervas daninhas das rotatórias ajardinadas não se resume à estética; Afeta diretamente a saúde das plantas ornamentais e flores.
“As ervas daninhas competem por nutrientes, água e luz solar, prejudicando o crescimento e a floração das plantas desejadas. Além disso, elas podem ser hospedeiras de pragas e doenças que podem facilmente se alastrar para as plantas ornamentais”, explicou.

Rotatórias são pontos críticos para a segurança de motoristas e pedestres e a manutenção adequada garante que motoristas têm visão clara de sua volta, reduzindo assim o risco de acidentes.

De acordo com o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, esse cuidado eum pedido específico do prefeito já que rotatórias bem cuidadas podem ser um cartão de visita para residentes e visitantes mostrando que a gestão se preocupa e valoriza o cuidado e a organização.

“A remoção de ervas daninhas e a manutenção adequada das rotatórias com flores e plantas não são apenas questões de manutenção rotineira; elas desempenham um papel crucial na promoção de uma cidade mais limpa, saudável e acolhedora. Através dos esforços conjuntos da comunidade e dos órgãos municipais, é possível garantir que esses espaços continuem a servir não só como elementos funcionais de tráfego, mas também como pontos de beleza natural e de orgulho para os moradores”, enfatizou Passarela.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre promove curso sobre indicação e execução de emendas parlamentares na Lei Orçamentária Anual

Redacao

Fumaça das queimadas reduz visibilidade nas estradas e Defesa Civil estadual alerta população

Raimundo Souza

RECONHECIMENTO: Sessão solene presta homenagem à indústria acreana

Marcio Nunes

Desmatamento no Acre ultrapassa 7 mil km² e coloca estado entre os mais críticos da Amazônia

Jamile Romano

Prefeito Tião Bocalom conhece projeto inovador de prevenção ao câncer do Hospital de Amor

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza 20ª edição do Curso Operacional Integrado de Segurança Pública

Marcio Nunes