23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

51% dos brasileiros temem mais a polícia do que confiam nela, revela Datafolha

Publicado em 23/12/2024

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada no domingo (22), mais da metade dos brasileiros tem mais medo da polícia do que confiança na corporação. O dado mostra que 51% dos entrevistados são a favor desta tese, enquanto outros 46% depositam mais confiança na polícia do que temor.

O instituto, conhecido por produzir pesquisas sociais, entrevistou 2.002 pessoas, todas com idade maior que 16 anos, em 113 municípios de todo o país. O estudo ocorreu durante os dias 12 e 13 de dezembro deste ano e tem nível de confiança em 95%.

Em abril de 2019, época em que a última pesquisa sobre o tema foi feita, o resultado foi semelhante ao atual. Na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente do país e os números mostraram que 51% dos brasileiros tinham mais medo da polícia. Porém, o número dos que confiavam no órgão de segurança era de 47%, um a mais do que na gestão de Lula (PT).

Agora, além dos números apresentados, a pesquisa do Datafolha aponta que o temor tem dado parecido quando o recorte é de gênero, com 56% entre mulheres e 52% entre homens. Porém, os números se tornam mais discrepantes quando o assunto é por raça, já que 59% dos pretos assumem ter mais medo do que confiança, enquanto 45% brancos seguem a mesma linha.

Já entre eleitores de Lula e de Bolsonaro no segundo turno de 2022, 58% no caso do atual presidente e 40% no do antigo. As margens de erro variam de 3 a 5 cinco pontos percentuais nesse segmento.

Em contrapartida, os dados sobre aqueles que confiam mais na policia mostram que as taxas mais altas estão entre os homens, com 52%. As mulheres, no entanto, são representadas com 40%. Além disso, outros recortes sociais que representam números altos são os moradores da região Sul do Brasil, com 57%, brancos (53%, diferente dos 38% entre os pretos) e eleitores de Bolsonaro no 2º turno da eleição presidencial de 2022, que são 58% contra 38% de Lula. A margem de erro é de 3 a 6 pontos.

No que diz respeito ao nível de informação do público, 63% dos entrevistados disseram estar informados quanto os casos de violência policial que ocorreram recentemente em São Paulo. Desta porcentagem, 34% responderam estar bem informados sobre o tema, outros 25%, mais ou menos informados, enquanto somente 4% declararam estar mal informados. Ainda assim, 37% declarou não ter conhecimento em relação dos casos. Outro dado revelado é de que entre aqueles que tem 16 a 24 anos, o índice de desconhecimento sobe para 56%.

Por último, a pesquisa ainda revelou que entre os que tomaram ciência dos recentes casos, 55% afirmaram ter mais medo que confiança na polícia, e 42%, mais confiança que medo.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

CNU: prazo para entrega de títulos é prorrogado para sexta-feira (11)

Jamile Romano

Lula e Putin conversam por telefone sobre guerra na Ucrânia e Brics

Raimundo Souza

Lula, sobre ida de Janja a Paris: ‘Mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa’

Raimundo Souza

Após polêmicas sobre preços de hotéis em Belém, vereador “oferece” Manaus como sub-sede da COP30

Kevin Souza

Vorcaro pediu para Operação Carbono Oculto ir para o STF, mas Justiça negou

Raimundo Souza

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Jamile Romano