23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Feira Natalina de Economia Popular e Solidária é aberta oficialmente nesta sexta-feira e vai até o dia 24 no Horto Florestal

Atualizada em 20/12/2024 16:20
Em evento realizado nesta sexta-feira, 20, foi aberta oficialmente a XII edição da Feira Natalina da Economia Popular e Solidária, e seguirá até a próxima terça-feira, 24 de dezembro, das 8h às 20h, no Horto Florestal, em Rio Branco.  A iniciativa é coordenada pela Unisol em parceria com diversos órgãos e instituições e oferece diversas opções de presentes com preços acessíveis.
Nesta edição, 50 empreendimentos de cooperativas, associações e grupos estarão expondo e comercializando na Feira. Entre as alternativas de produtos, a população encontrará peças de artesanatos, flores, plantas ornamentais, hortaliças, além de itens de alimentação, bazar, cerâmica, reciclagem, games, economia criativa, entre outros.
Na fala de abertura o coordenador da feira e diretor da Unisol Acre, Carlos Omar, agradeceu os parceiros e disse que a atividade visa promover a geração de renda e fortalecer a economia local. “As feiras de economia popular e solidária atraem consumidores, empreendedores e artesãos, gerando fluxo de pessoas na ocupação de espaços públicos e incentivando o desenvolvimento socioeconômico da cidade. É mais uma opção para a população nesse período natalino para as famílias visitarem e comprarem seus presentes”, afirma.
Valdemiro Rocha, presidente do Sistema OCB no Acre, destacou que o governo federal tem implementado políticas públicas voltadas para a economia popular, solidária e agricultura familiar, que tem ajudado o setor a se fortalecer. “Neste governo a Secretaria Nacional de Economia Solidária foi recriada e fortalecida e com ela várias políticas públicas para o setor foram implementadas. Aqui no Acre o trabalho da Unisol, da OCB e de todos os parceiros que apoiam essa causa, tem contribuído muito para melhorar a renda de pessoas que precisam, a Instituição que eu represento apoia e aposta na economia popular e solidária como ferramenta de transformação social e de oportunidade de renda para muitas famílias”, disse.
Parceria para realização
O evento é uma realização da Unisol Acre em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado do Acre, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AC), SICOOB, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES), Incra, Conab/Acre, Reaja, Sescoop, Gabinete do Deputado Estadual Pedro Longo, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Instituto Federal do Acre (IFAC), EMATER, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) e Programa de Formação Paul Singer.
[Texto: Andréia Oliveira – Fotos: Bárbara Silva]

Artigos Relacionados

Plácido de Castro: Camilo da Silva é eleito prefeito com 67,99% dos votos

Raimundo Souza

Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Rio Branco tomam posse hoje, 1º de janeiro, ás 17:h

Raimundo Souza

Governo publica nova convocação de candidatos em processos seletivos da Educação

Jamile Romano

População ocupada no comércio do Acre chega a 20.257 mil e supera patamar pré-pandemia, aponta pesquisa do IBGE

Jamile Romano

DPE/AC garante gratuidade na retificação de prenome de pessoa trans pela primeira vez no Vale do Juruá

Jamile Romano

Nos 48 anos de Plácido de Castro, Estado leva Juntos Pelo Acre e reforça parceria com a população

Raimundo Souza