23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Policial Civil do Acre conclui curso de elite da CORE na Bahia

Atualizada em 17/12/2024 10:20

O policial civil Iury Saboia de Oliveira, da Polícia Civil do Acre (PCAC), foi um dos seis guerreiros que concluíram o IX Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), promovido pela Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil. O curso foi realizado no estado da Bahia, no período de 14 de setembro a 16 de dezembro, e é reconhecido como um dos mais exigentes do país.

Com uma turma inicial de 34 policiais de diversos estados da federação, apenas seis chegaram à conclusão, destacando o alto nível de dificuldade e preparo necessário. O objetivo do COTE é qualificar policiais civis para atuar em situações de alta complexidade. Durante o treinamento, os participantes foram submetidos a uma rotina exaustiva que testou seus limites físicos, mentais e emocionais.

A grade curricular incluiu disciplinas como planejamento de operações, gerenciamento de crises, entrada em edificações, arrombamento mecânico e explosivo, técnicas verticais, atendimento pré-hospitalar tático (APH), sobrevivência policial, entre outras práticas essenciais para missões de risco extremo.

Os formandos passam a integrar a Seção de Operações Táticas Especiais (SOTE), unidade de elite da CORE, especializada em missões críticas e de elevada periculosidade.

O delegado-geral da PCAC, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância da participação de policiais civis acreanos em cursos dessa magnitude. “Nossa gestão preza por valorizar e proporcionar que os profissionais da Polícia Civil participem de nivelamentos como este. Quem ganha com isso é a instituição, que conta com um policial altamente qualificado, e a população, que pode contar com um profissional preparado para enfrentar os desafios mais complexos da segurança pública.”

O coordenador da CORE/AC também celebrou a conquista. “Ter um profissional de alto nível como o Iury Saboia entre nós é motivo de grande orgulho. Esse curso forma não apenas operadores táticos, mas verdadeiros estrategistas, preparados para atuar em cenários de extrema complexidade. Essa qualificação eleva o padrão da Polícia Civil do Acre.”

A participação do policial acreano no COTE demonstra o compromisso da PCAC em investir no aprimoramento de seus agentes e em elevar os padrões de segurança pública no estado.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Polícia Penal faz demonstração com equipamentos utilizados em treinamento de armamento e tiro durante Expoacre

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre registra apreensões significativas na virada do ano

Jamile Romano

Forças de segurança deflagram Operação Sufrágio em Feijó para combater crime organizado nas eleições

Jamile Romano

Polícia Militar, através do 6°BPM/Operação Lei Seca, efetua prisão de indivíduo com mandado de prisão em aberto

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende autores de homicídio em Rio Branco

Jamile Romano

PRFAC: “Premonição” ou negligência?

Raimundo Souza