30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Alunos da rede municipal de Ensino participam de avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática

Atualizada em 16/12/2024 11:03

Neste final de ano letivo, a Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realiza mais uma avaliação diagnóstica com os alunos das escolas de Ensino Fundamental de sua rede escolar. Esta avaliação diagnóstica integra o Programa de Avaliação da Aprendizagem dos alunos (Proa), um importante instrumento para avaliar o que os alunos aprenderam este ano e planejar ações para o ano letivo seguinte.

Essa avaliação diagnóstica, que é uma das principais ações de assessoramento pedagógico que a Seme realiza junto às escolas, consiste numa prova escrita que avalia o processo de alfabetização, letramento, proficiência leitora e algumas habilidades específicas de Língua Portuguesa e de Matemática, tendo como referência o currículo de Referência Único do Acre e os indicadores de avaliação da Prova Brasil que é aplicada pelo Ministério da Educação (Mec).

Esse trabalho realizado pela Seme tem resultado em bons indicadores para a educação da rede municipal de Ensino. No ano passado, os alunos do 5º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental participaram de uma avaliação semelhante, que é coordenada pelo Ministério da Educação, em todo o país, e cujos resultados compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Rio Branco teve o segundo melhor resultado entre as redes de ensino das capitais.

A Prefeitura de Rio Branco fez grandes investimentos na área da Educação nos últimos anos, equipando as escolas com recursos e materiais pedagógicos diversos, como tablets para os alunos, notebook para os professores, além de ter fortalecido o seu programa de Formação Continuada para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas da rede municipal de ensino.

Com os resultados dessa avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática no final do ano letivo de 2024, a Seme terá um diagnóstico da aprendizagem dos alunos e poderá orientar as escolas já no início do ano letivo de 2025 com estratégias e metodologias voltadas à elevação da aprendizagem dos alunos.

As avaliações do Proa estão sendo aplicadas para todos os alunos do 1º ao 5º ano das escolas de ensino fundamental da Seme até o próximo dia 18 de dezembro.

“É uma avaliação de grande importância para a nossa rede”, destaca o professor Hélio Guedes Vasconcelos Silva, gerente do Departamento de Ensino Fundamental da Seme, que complementou que as avaliações tem como objetivo principal identificar as maiores necessidades de aprendizagem dos alunos, “a partir desses resultados, vamos planejar ações para elevar a aprendizagem no próximo ano letivo”, concluiu.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Para preservar cultura e segurança alimentar, primeiro restaurante de comida Huni Kuin é inaugurado no Acre

Raimundo Souza

Justiça Federal libera área do bairro Wanderley Dantas para regularização fundiária em ação conjunta do Governo do Acre

Raimundo Souza

Estado e Acisa vão levar educação financeira a escolas da rede pública

Jamile Romano

Em coletiva de imprensa, Ufac esclarece mudanças no processo seletivo do curso de Medicina

Jamile Romano

Estado leva internet para 100% da comunidade do Rio Croa ampliando conectividade da região com o mundo

Raimundo Souza

Economia Criativa movimenta Estande Sebrae na Expoacre Juruá 2024

Marcio Nunes