30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estudantes da Escola Diogo Feijó lançam livro de contos de suspense e mistério

Atualizada em 15/12/2024 07:52
Livro reuniu produções dos estudantes da Escola Padre Diogo Feijó. Foto: Mardilson Gomes

Uma tarde de suspense e mistérios. Foi assim o lançamento do livro A Sombra do Desconhecido que reuniu contos sobre a temática, escritos por 72 alunos da Escola Estadual Padre Diogo Feijó. O evento ocorreu na sexta-feira, 13, na Filmoteca Acreana e reuniu estudantes, pais e toda comunidade escolar.

Ao longo do evento, os estudantes autores leram suas histórias para público presente. A produção literária é fruto de um projeto de leitura organizado pelas professoras Sandra Cantiga, Herlen Evangelista, Ana Guedes e Letícia de Paula que está em sua segunda edição. A primeira teve como resultado um livro de crônicas que foi lançado ano passado.

Um dos contos publicados no livro se passa nos anos 50 e narra a história de um jornalista que investiga uma onda assassinatos na antiga Hollywood. Com autoria da aluna Isaura Sadim, a história tem um final surpreendente. “É muito gratificante saber que a minha história foi boa suficiente para estar nesse livro e agora eu pretendo continuar escrevendo”, celebra.


A administradora Vera Lima e a filha Isaura Sadim que teve um conto publicado no livro. Foto: Mardilson Gomes

A administradora Vera Lima, mãe de Isaura, compartilha que esta é a segunda vez que sua filha participa do projeto. Na primeira edição, Isaura teve uma crônica publicada, e atualmente integra a Academia Juvenil Acreana de Letras. Para Vera, ver a filha envolvida nesse tipo de iniciativa é motivo de grande satisfação. “Ela está sempre motivada e demonstra um interesse genuíno por atividades relacionadas à leitura”, afirma.

A professora Ana Guedes explica que o livro foi fruto de muitos processos de escrita e reescrita que motivou os alunos ao longo do ano. “Os alunos iam motivando uns aos outros ano longo do processo que foi muito trabalhoso, mas gratificante”, avalia.


O livro foi resultado de um projeto de leitura organizado pelas professoras da insituição. Foto: Mardilson Gomes

Para a professora Herlen Evangelista reunir a produção de tantos em um livro foi um desafio, especialmente por conta das tecnologias e rede sociais que tomam muito tempo na vida dos jovens. “Para nós professores é um desafio, mas quando você vê o resultado é muito gratificante”, destaca.

Sentimento compartilhado pela professora Sandra Cantiga que ressalta a importância do apoio das famílias dos estudantes em atividades como essa. “É lindo você chegar no final do ano com esse trabalho e ver que todos se empenharam e levaram para vida essa experiência”, pontua.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Educadores apoiam possível restrição ao uso de celulares nas escolas

Raimundo Souza

Bocalom recebe visita do CEO da Agrocortex Marcos Preto em seu gabinete

Marcio Nunes

Fundhacre empossa nova diretoria clínica e comissão de ética médica

Jamile Romano

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, governador entrega base da Divisão Penitenciária de Operações Especiais

Jamile Romano

O nível do Rio Acre continua subindo e volta a ultrapassar os 10 metros na cidade de Rio Branco

Raimundo Souza

Acre apresenta maior redução de homicídios dos últimos 16 anos

Jamile Romano