24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC se reúne com Prefeitura de Rio Branco para tratar sobre o Programa “1001 Dignidades”

Atualizada em 10/12/2024 09:59

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo e Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), reuniu-se na última segunda-feira (9) com a Prefeitura de Rio Branco para discutir o Programa “1001 Dignidades”, que visa fornecer moradias para famílias em áreas de risco e alagamentos.

O promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, titular da Promotoria, foi recebido pelo prefeito Tião Bocalom. A reunião teve como objetivo discutir irregularidades identificadas pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) nos processos de licenciamento de unidades habitacionais, apuradas em procedimento instaurado pela 1ª Promotoria, e buscar soluções para assegurar a conformidade do programa com as normas urbanísticas e ambientais.

O promotor destacou a relevância do projeto habitacional, mas ressaltou que sua implementação deve observar rigorosamente a legislação, evitando futuros problemas, como os já enfrentados em empreendimentos anteriores.

“O Ministério Público do Acre tem todo interesse na produção de casas que vão diminuir o nosso déficit habitacional. Mas queremos que essa produção de casas, esse incremento habitacional, se dê com a garantia do cumprimento de toda a legislação urbanística e ambiental”, explicou Luis Henrique Rolim.

A preocupação do MPAC é assegurar que as futuras moradias sejam planejadas de forma adequada, sem inconsistências de infraestrutura e em áreas livres de riscos, como alagamentos. “O Ministério Público tem procurado fazer as correções que são necessárias para que se cumpra a lei, discutindo e conversando com a gente. Isso é muito importante, porque ganha o município, o próprio Ministério Público e a população”, afirmou o prefeito Tião Bocalom.

Também participaram da reunião servidores do NAT e da Promotoria de Urbanismo; os secretários municipais de Meio Ambiente, Carlos Nasserala, e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira; o assessor especial para Assuntos Jurídicos do Município, Jorge Eduardo Souza; a procuradora do Município Márcia Freitas Nunes; além de técnicos, assessores e coordenadores do Programa “1001 Dignidades”.

* Com informações da Prefeitura de Rio Branco

Artigos Relacionados

Oficinas de simulação preparam profissionais para combate eficaz a Febre Aftosa no Acre

Raimundo Souza

Acre participa da criação de políticas sociais e combate às desigualdades

Marcio Nunes

Nacional : Greve dos professores de universidades federais termina após 69 dias

Jamile Romano

Nota Pública sobre suspensão das atividades escolares da rede pública estadual nesta segunda

Raimundo Souza

Helicóptero dos Bombeiros cai durante buscas em MG; 6 pessoas morrem

Raimundo Souza

Homem acusado de estuprar a filha de 12 anos é preso no Acre

Jamile Romano