30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança projeto “Joias que Libertam”

Atualizada em 27/11/2024 09:09

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através da Diretoria de Direitos Humanos, lançou nesta terça-feira (27), o projeto “Joias que Libertam”. A iniciativa é destinada a capacitar 80 mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica.

A solenidade de abertura do projeto contou com as presenças do secretário da SASDH, Wellington Chaves, da diretora de Direitos Humanos, Rila Freze, da vereadora Lene Petecão, entre outras autoridades.

O lançamento oficial aconteceu na Casa Rosa Mulher. As cursistas aprenderão a confeccionar biojoias utilizando resíduos florestais, como sementes e madeira, para a criação de acessórios sustentáveis. O curso de capacitação terá duração de 30 dias.

O projeto é realizado com o apoio da vereadora Lene Petecão por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 40 mil. A parlamentar destacou sua atuação na defesa dos direitos das mulheres, lembrando que é o terceiro ano consecutivo em que destina recursos para a Casa Rosa Mulher.

Segundo Lene, o Acre está entre os estados com os maiores índices de feminicídio, o que reforça a importância de iniciativas como essa oferecida pela Casa Rosa Mulher.

“Essa política pública é extremamente importante para quem sofre, de fato, com a violência, que tem várias formas. Sabemos onde está a violência, muitas vezes até dentro dos lares. Não é um inimigo externo que mata uma mulher. Por isso, acreditamos cada vez mais que, com essas iniciativas e políticas, podemos combater a violência”, avaliou a vereadora.

Durante o curso, as alunas aprenderão sobre meio ambiente, sustentabilidade, cooperativismo e técnicas de produção artesanal. O objetivo é fomentar geração de renda, autonomia financeira e fortalecimento da autoestima.

“Esses cursos são muito bons para nós, mulheres, principalmente para aquelas que enfrentam problemas como ansiedade e depressão. Já faz algum tempo que faço acompanhamento aqui, na Casa Rosa. Eles me acolheram muito bem. Todos os cursos que oferecem, eu tento participar. Inclusive, este que começa hoje”, comentou uma das mulheres atendidas pelo programa.

A programação seguirá até o dia 21 de dezembro, quando será realizada uma feira para exposição e comercialização das peças produzidas pelas participantes.

“A gente vai realizar 30 dias de curso, com 80 vagas no total. Cada turma terá 20 mulheres inscritas. Até o dia 21 de dezembro, concluiremos o projeto com a realização de uma feira para expor e comercializar as joias produzidas por elas”, afirmou a diretora de Direitos Humanos, Rila Freze.

O projeto será monitorado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O secretário Wellington Chaves ressaltou a importância do curso.

“Essa é mais uma etapa que estamos cumprindo. É um pedido do prefeito Tião Bocalom, para que foquemos nas pessoas, melhoremos sua qualidade de vida e ofereçamos a atenção de que elas necessitam”, disse o secretário.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Programa Rota da Qualidade realiza operação Dia das Mães

Raimundo Souza

Empresas atingidas pelas enchentes podem se beneficiar de prorrogação de parcelas de crédito do Banco da Amazônia

Marcio Nunes

Com mais de 380 empreendimentos, Expoacre Juruá deve movimentar mais de R$ 40 milhões durante cinco dias: confira programação

Jamile Romano

‘Terra do Mandim’ completa 120 anos celebrando entrega de ponte como marco histórico, avanços na infraestrutura, saúde e CNH Social

Jamile Romano

MPAC lança campanha “Vidas Ameaçadas” para alertar sobre estiagem e consequência das queimadas

Jamile Romano

Governo divulga ações sobre Segurança Alimentar e Nutricional, benefícios sociais e políticas LGBTQIA+ no 7º dia de Expoacre

Raimundo Souza