25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Tarauacá: MPAC e Vigilância Sanitária apreendem mais de meia tonelada de alimentos impróprios para o consumo

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Tarauacá, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária Municipal, apreendeu na última sexta-feira, 22, na empresa responsável pelo fornecimento de refeições ao presídio Moacir Prado, 685 kg de alimentos impróprios para consumo.

A inspeção foi realizada a pedido promotor de Justiça Leandro Leitão Noronha, e contou com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), órgão auxiliar do MPAC. Foram encontrados alimentos como carnes, embutidos e charque fora do prazo de validade e sem origem comprovada ou em condições inadequadas de armazenamento.

Do total apreendido, 575 kg correspondiam a carne bovina, armazenada irregularmente e sem a devida rotulagem ou comprovação de procedência. A equipe também constatou que grande parte dos produtos, incluindo costelas e pescoço bovino, não atendia às especificações previstas no edital de licitação para fornecimento ao presídio.

Segundo o promotor, essa não foi a primeira vez que a empresa foi alvo de fiscalização. Em março de 2024, outra inspeção no local resultou na apreensão de 38,8 kg de alimentos e na identificação de problemas sanitários.

“Esta ação ocorreu por sucessivas constatações de irregularidades no fornecimento de alimentação nos presídios masculino e feminino de Tarauacá. Inicialmente, buscou-se a construção de saídas para os problemas constatados através do diálogo, de maneira resolutiva, o que não ocorreu. E o Ministério Público, enquanto instituição de garantia dos direitos fundamentais, trabalha para que seja garantido o mínimo existencial no interior dos presídios”, disse.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Republicanos Sinaliza Reforço Financeiro para Campanhas no Acre em 2026, Foco em Alan Rick e Mara Rocha

Raimundo Souza

Governadora em exercício Mailza lança campanha ‘Faça Uma Criança Sorrir’, para arrecadação de brinquedos

Marcio Nunes

Polícia Civil deflagra Operação Redentor e prende líder de organização criminosa que atuava na Cidade do Povo

Redacao

Vice-governadora Mailza visita produtores e apresenta investimentos do Estado

Raimundo Souza

Paixão de Cristo, celebração de fé e religiosidade

Raimundo Souza

Melhoria na vida da população é fruto de investimentos das gestões municipal e estadual, afirma prefeito

Marcio Nunes