25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Marcello Casal JrAgência Brasil

Opositor contesta que partido do governo tenha vencido pleito

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã deste sábado (9) em que afirma que o governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de violência em Moçambique.

Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições realizadas no início de outubro têm se enfrentado no país africano, e há registro de mortes e dezenas de feridos.

“Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático”, diz o governo brasileiro.

A Comissão Nacional de Eleições declarou vencedor Daniel Chapo, da frente de libertação de Moçambique (Frelimo), partido do atual presidente, Filipe Nyusi.

Entretanto, manifestantes apoiadores de Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), contestam o resultado, e o candidato se declara vencedor do pleito.

De acordo com a Agência de Informações de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), na capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira.

Agência Brasil

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre leva acesso gratuito de internet a caminhoneiros durante travessia da balsa no Rio Caeté em Sena Madureira

Raimundo Souza

Acre conclui etapa de submissão de documentos ao padrão internacional para geração de créditos de carbono de alta integridade

Redacao

Lula diz que Trump está “no caminho certo” ao discutir a paz na Ucrânia

Raimundo Souza

França forma novo governo após semanas de incerteza

Raimundo Souza

Deportados dos EUA chegaram algemados a Manaus e foram soltos pela PF

Raimundo Souza

São Francisco e Náuas fazem jogo de abertura do Estadual da 2ª Divisão

Kevin Souza