23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
GeralMundo

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Publicado em 10/11/2024
Marcello Casal JrAgência Brasil

Opositor contesta que partido do governo tenha vencido pleito

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã deste sábado (9) em que afirma que o governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de violência em Moçambique.

Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições realizadas no início de outubro têm se enfrentado no país africano, e há registro de mortes e dezenas de feridos.

“Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático”, diz o governo brasileiro.

A Comissão Nacional de Eleições declarou vencedor Daniel Chapo, da frente de libertação de Moçambique (Frelimo), partido do atual presidente, Filipe Nyusi.

Entretanto, manifestantes apoiadores de Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), contestam o resultado, e o candidato se declara vencedor do pleito.

De acordo com a Agência de Informações de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), na capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira.

Agência Brasil

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo usa Cariúcha para responder Jojo Todynho sobre SUS

Raimundo Souza

Planos de saúde passam a cobrir implante contraceptivo Implanon a partir desta segunda (1º)

Kevin Souza

Evento promovido pelo governo do Acre impulsiona o ecossistema local de inovação e abre caminho para novos investimentos e geração de empregos

Raimundo Souza

Trama golpista: Defesa de Bolsonaro recorre e diz que sentença é ‘injusta’

Raimundo Souza

Governo, Sebrae e federações lançam agenda de negócios em expofeiras internacionais

Raimundo Souza

Acre mantém média mensal de 1,2 mil cirurgias eletivas e consolida regularidade da assistência hospitalar

Redacao