23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sejusp recebe representantes do Ministério da Justiça para auditoria de implementação de Banco de Perfis Genéticos do Estado

Publicado em 09/11/2024
Sejusp recebe auditores do Ministério da Justiça para auditoria de implementação de banco de perfis genéticos do Estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do Acre recebeu uma equipe de auditores do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para realizar uma auditoria no Laboratório de Genética Forense, vinculado ao Instituto de Análises Forenses (IAF) e ao Departamento de Polícia Científica (DPC) da Polícia Civil do Acre (PCAC). A auditoria durou quatro dias, a última reunião ocorreu  nesta sexta-feira, 8, em Rio Branco e foi um passo significativo rumo à integração do estado à Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

A RIBPG é uma iniciativa que visa criar um sistema unificado de perfis genéticos em todo o Brasil, permitindo um compartilhamento eficiente de informações entre os estados. Com a entrada do Acre nessa rede, o estado terá seu próprio banco de perfis genéticos, que abastecerá o banco nacional, fortalecendo as ações de segurança pública e a perícia criminal.

O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, destacou a importância desse avanço. “O Ministério da Justiça esteve aqui fazendo esse trabalho durante essa semana, extremamente relevante para a gente, enquanto Sistema de Segurança, diante da nossa realidade. E o relatório final que eles nos trouxeram é de que, até dezembro, se nós adequarmos os três itens que estão pendentes, nós estaremos inseridos no sistema nacional”, disse.

Durante a auditoria, o representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, auditor Bruno Martinucci, ressaltou a relevância da integração dos estados à RIBPG. “Essa semana a gente esteve aqui no Acre para ver todo o laboratório, todos os requisitos, para ver como esse laboratório está funcionando, e a gente conseguiu concluir hoje a auditoria, viu que a maioria dos requisitos estão estabelecidos. O  sistema de gestão da qualidade é um sistema já robusto e o Acre, possivelmente nos próximos meses, já consegue integrar a região ao banco de perfis genéticos”, destacou.

Mário Sandro, diretor do Departamento de Polícia Científica, também compartilhou sua perspectiva sobre a auditoria e a importância do laboratório. “Aqui no estado o banco vai ser uma ferramenta importantíssima para a Segurança Pública. A partir do banco, nós vamos poder fazer cruzamento e identificar várias infrações, vários criminosos. Então, isso para o estado do Acre vai ser um avanço muito grande. Essa é a última etapa que nós estamos passando para entrar na rede nacional. Foi uma semana intensa de auditoria, e nós estamos felizes. A  Polícia Científica, o Estado Acre, a Polícia Civil, demonstraram uma expertise, uma qualidade de excelência. E nós estamos esperançosos que vamos ter aprovação dos auditores e, provavelmente, em dezembro, nós vamos integrar a Rede Nacional de Banco de Perfis Genéticos”, explicou.

A auditoria no Laboratório de Genética Forense é um passo importante para garantir que o Acre esteja preparado para contribuir de forma efetiva para a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, promovendo a segurança e a justiça para todos os cidadãos. A expectativa é que, em breve, o estado possa operar plenamente dentro desse sistema, ampliando suas capacidades investigativas e colaborativas.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OAB/AC ajuíza ACP contra o Detran-AC

Marcio Nunes

Governo do Estado reabre Avenida Antônio da Rocha Viana em Rio Branco

Jamile Romano

Estado realiza seminário para comemorar 20 anos do Parque Estadual Chandless

Raimundo Souza

Sala de Situação aponta possível efeito do La Niña em chuvas intensas no Acre

Redacao

Arraial da FEM animou a noite de sábado no Juruá com música, cultura e diversão para toda a família

Raimundo Souza

Capotamento em ramal de Xapuri deixa um morto e vários feridos, incluindo uma criança

Kevin Souza