30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Parque Chico Mendes recebe comitiva do Amapá para troca de experiências sobre sustentabilidade

Atualizada em 08/11/2024 16:05

Uma comitiva, representada pelo superintendente da Fecomércio do Amapá, Welton Cardoso, esteve nessa quinta-feira (7) visitando o Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco. O objetivo da visita foi conhecer de perto o modelo de gestão sustentável adotado pelo parque, que possui certificação internacional da Green Destinations, reconhecendo-o como um destino comprometido com práticas sustentáveis. O programa possui três níveis de certificação e o parque demonstrou eficiência em todas as áreas. A certificação é válida por um ano e o Parque Ambiental Chico Mendes continuará sendo avaliado periodicamente.

Essa certificação atraiu a atenção das autoridades do Amapá, que veem na experiência do Parque Ambiental Chico Mendes uma referência para o desenvolvimento do turismo sustentável no estado. A visita permitiu uma troca de conhecimento sobre tecnologias e estratégias de preservação ambiental, promovendo a sustentabilidade e o fortalecimento do turismo.

A comitiva começou a visita pelo Memorial Chico Mendes, para conhecer de perto um pouco da história do líder seringueiro. A diretora de turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDTI), Fabíula Moreira, destacou a visita como muito importante para o município de Rio Branco.

“Hoje o parque está sendo divulgado em 90 países. Essa é uma promoção gratuita para nós, enquanto município e a comitiva que veio do Amapá veio ver o que nós, enquanto município, estamos fazendo com a consultoria DEL Turismo, trabalhando o destino. E quando a gente fala em trabalhar o destino, são as ações que a gente está promovendo para divulgar o município de Rio Branco como destino turístico.”

Atualmente, o parque é uma das principais atrações turísticas da capital acreana, combinando belezas naturais com infraestrutura para visitantes. Essa certificação consolida o parque como um grande atrativo, reforçando o potencial do Acre em desenvolver o turismo com responsabilidade ambiental. O consultor responsável pela implantação do programa DEL Turismo em Rio Branco, Estácio Guimarães, falou da importância do turismo.

“É de extrema importância, porque o parque tem uma certificação internacional pela Green Destination e essa certificação traz um modelo de sustentabilidade que pode ser desenvolvido pelo estado do Amapá, lá em Macapá, e, com isso, conseguimos também fazer essa transferência com eles de tecnologia e de aprendizado de como trabalhar de forma sustentável e desenvolver o turismo”, ressaltou Estácio.

“É uma satisfação muito grande. Apesar da nossa distância geográfica, alguns quilômetros daqui, é uma realidade muito próxima também. Estamos em um ambiente de floresta e temos muita coisa a aprender com vocês. Então, viemos aqui descobrir, ou melhor, conhecer como o programa DEL vem se desenvolvendo aqui em Rio Branco, primeiramente, para levar essa boa experiência ao Amapá e aplicá-la devidamente no estado”, disse o superintendente da Fecomércio do Amapá.

O Parque Ambiental Chico Mendes se destaca como um verdadeiro laboratório científico a céu aberto. Ao longo dos anos, diversos pesquisadores têm realizado estudos no local, explorando sua rica biodiversidade. O parque abriga, segundo estudos, 58 espécies de anfíbios — uma diversidade que supera a de toda a Europa.

Esse número ressalta a importância ecológica do Parque Chico Mendes para a região e destaca sua relevância na conservação da fauna local. A presença de tantas espécies nesse espaço reflete um ecossistema saudável e reforça a necessidade de preservar o parque para futuras pesquisas e para a manutenção da biodiversidade.

“O parque é um laboratório científico, onde já tivemos várias pesquisas a nível de mestrado e doutorado. Temos o acompanhamento do Dr. Moisés Barbosa, que em um de seus trabalhos científicos fez uma referência muito importante: temos 58 espécies de anfíbios aqui no Parque Chico Mendes, um número maior que o de toda a Europa. Isso mostra a importância do parque em relação à biodiversidade. Vocês sabem que os anfíbios indicam muito sobre a qualidade ambiental onde residimos”, concluiu a gerente do Parque Ambiental, Joseline Guimarães.

 

Artigos Relacionados

Expoacre Juruá 2024: Espaço Sebrae trará inovação, bioeconomia e sustentabilidade

Marcio Nunes

Veja a agenda dos candidatos a prefeito de Rio Branco nesta quarta, 02

Jamile Romano

Estado celebra 50 anos de dedicação do Corpo de Bombeiros do Acre

Jamile Romano

MPF pede em ação que pecuarista pague R$ 200 mil por destruição de geoglifos em fazenda no Acre

Jamile Romano

Na Expoacre Juruá, economia solidária expõe ao mundo arte de artesãos que revelam traços da cultura acreana

Raimundo Souza

Operação Sete de Ouros: PF investiga empresários da noite no Acre

Jamile Romano