26.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Senado deve votar fim da reeleição em 2025

Publicado em 30/10/2024

A cúpula do Senado Federal pretende votar, no primeiro semestre de 2025, a proposta de fim da reeleição para cargos do Poder Executivo.

A disposição em votar a iniciativa já foi sinalizada tanto pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como pelo favorito para substituí-lo, Davi Alcolumbre (União-AP).

Pacheco queria votar a iniciativa ainda neste ano, mas não há disposição da maioria dos líderes partidários de analisarem o tema em meio à sucessão no Poder Legislativo.

A ideia é transformar o tema em uma prioridade da próxima presidência do Senado, sobretudo em um aceno aos partidos de centro e de direita.

No Congresso Nacional, há uma série de medidas que estabelecem o fim da reeleição, como uma de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

A proposta tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e estabelece um mandato de cinco anos para prefeito, governador e presidente, sem possibilidade de reeleição.

A ideia é de que a nova regra não seja válida para quem já ocupa o cargo, mas apenas para futuros políticos eleitos. Ou seja, ela não valeria para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

A esquerda, capitaneada pelo próprio Lula, é contra a iniciativa e defende outras alterações no código eleitoral, como o voto em lista para cargos proporcionais.

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por outro lado, apoiam o fim da reeleição.

 

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes vota para condenar a 17 anos de prisão homem que sentou em sua cadeira no 8/1

Jamile Romano

Senadores têm mais verbas em emendas do que 44% das cidades brasileiras

Raimundo Souza

Após críticas, ministro do Trabalho sinaliza apoio ao fim da escala 6×1

Raimundo Souza

Vereador Zé Lopes propõe desconto no salário de colegas que atrasam sessões na Câmara de Rio Branco

Kevin Souza

Bolsonaro puxa motociata em carro de som, mas não discursa durante ato de apoio em Brasília

Jamile Romano

Atas do conselho da Previdência já registravam irregularidades no consignado há 20 anos

Raimundo Souza