23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Senado deve votar fim da reeleição em 2025

Publicado em 30/10/2024

A cúpula do Senado Federal pretende votar, no primeiro semestre de 2025, a proposta de fim da reeleição para cargos do Poder Executivo.

A disposição em votar a iniciativa já foi sinalizada tanto pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como pelo favorito para substituí-lo, Davi Alcolumbre (União-AP).

Pacheco queria votar a iniciativa ainda neste ano, mas não há disposição da maioria dos líderes partidários de analisarem o tema em meio à sucessão no Poder Legislativo.

A ideia é transformar o tema em uma prioridade da próxima presidência do Senado, sobretudo em um aceno aos partidos de centro e de direita.

No Congresso Nacional, há uma série de medidas que estabelecem o fim da reeleição, como uma de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

A proposta tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e estabelece um mandato de cinco anos para prefeito, governador e presidente, sem possibilidade de reeleição.

A ideia é de que a nova regra não seja válida para quem já ocupa o cargo, mas apenas para futuros políticos eleitos. Ou seja, ela não valeria para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

A esquerda, capitaneada pelo próprio Lula, é contra a iniciativa e defende outras alterações no código eleitoral, como o voto em lista para cargos proporcionais.

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por outro lado, apoiam o fim da reeleição.

 

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula procura partidos do centrão e quer vice do MDB para isolar Flávio Bolsonaro

Raimundo Souza

O governo do Acre segue acolhendo famílias afetadas pelas enchentes

Raimundo Souza

Lula deve procurar presidentes de partidos na volta ao Brasil para avançar com reforma ministerial

Jamile Romano

Roberto Duarte anuncia destinação de R$ 5 milhões para obras de infraestrutura de Brasiléia

Jamile Romano

Em quem Fachin buscou inspiração para a posse na presidência do STF

Raimundo Souza

Golpe: Moraes inicia julgamento do Núcleo 4 com leitura de relatório

Redacao