22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

TJAC tem mais de 800 processos pautados para a Semana Nacional da Conciliação

Publicado em 29/10/2024

A XIX Semana da Conciliação ocorrerá entre 4 a 8 de novembro de 2024. O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) tem 872 processos pautados para serem realizados durante o período da campanha, assim fomentando a possibilidade de acordo e solução de conflitos.

No ano passado, foram realizadas 1.349 audiências durante o mutirão, das quais 20,68% foram finalizadas com um acordo, ou seja, promovendo celeridade e também a finalização da demanda, que foi pacificada entre as partes. Em todo país, foram conduzidas 119.118 audiências de conciliação, resultando em 74.474 sentenças e decisões de acordo.

“É tempo de conciliar” – A campanha integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e acontece a cada ano, simultaneamente, em todos os tribunais de Justiça, nas esferas estadual, federal e do trabalho.

Na busca por soluções alternativas aos conflitos apresentados à Justiça, as audiências de conciliação são orientadas pela Resolução 125/10, do CNJ, que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

Entre os princípios orientadores dessa política, estão os da informalidade, simplicidade, economia processual, celeridade, oralidade e flexibilidade processual. Os conflitos resolvidos pela via da conciliação dispensam a atuação imediata de advogados. É um meio prático, que torna as partes protagonistas da solução de seus litígios.

[Assessoria]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo divulga datas da Expoacre e Expoacre Juruá 2025

Marcio Nunes

Com presença do governador, Rio Branco sedia encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência

Marcio Nunes

Presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, comunica afastamento de advogado envolvido na morte de Juliana Chaar

Marcio Nunes

PCAC identifica e apreende menor suspeito de participar de execução motivada por facção em Cruzeiro do Sul

Redacao

TCU investiga Jorge Viana por suspeitas em obra milionária da ApexBrasil no Japão

Jamile Romano

Estado avança na regularização fundiária e apresenta perspectivas para 2024

Marcio Nunes