24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Coluna EsplanadaColunistas

Os conselhos da Funcef e a Petros estão perto de virarem ringue

A batalha do PT

Fundador do PT seu maior expoente,  o presidente Lula da Silva se vê diante de grande desafio: como fazer sucessor sem rachar o partido, o que passa inevitavelmente pela iminente eleição para o comando da sigla. Há uma batalha interna enquanto ele tenta consolidar a governabilidade num Congresso em que o partido perdeu o protagonismo. É dali que nasceu a disputa que ronda sua cabeça. De um lado, a presidente do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), articula uma frente de candidatura com o colega de plenário José Guimarães (CE), o líder na Câmara – com apoio da bancada petista do Norte e Nordeste. De outro, o deputado federal eleito prefeito de Maricá, Washington Quaquá (RJ), vice-presidente nacional da sigla, dialoga com Jilmar Tatto (SP) uma outra candidatura, unindo delegados do Sudeste e Sul.

Pontos na nuca

Apesar do fato amplamente divulgado e comprovado pelos médicos, diplomatas russos desconfiam deste acidente doméstico de Lula. Acham que foi bastante conveniente, para evitar sua presença na cúpula do BRICS, em Moscou. Eles monitoram pressões  americanas e europeias para que o presidente não apertasse as mãos de Vladimir Putin.

Até no espaço!

Os deputados querem decolar com indicações em vagas na Alada, a futura empresa pública aeroespacial, subsidiária da NAV Brasil, que nasce com o objetivo de consentir a exploração econômica da infraestrutura e navegação. O Governo poderia apenas fortalecer o papel da Agência Espacial e do Comando da Aeronáutica, que já lida com o assunto, mas quer um cabidão espacial para acalmar a insaciável base e indecisos.

Casa G20

Inaugurada em março, a Casa G20, dentro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema no Rio, bateu as expectativas em número de eventos. Adaptada pelo Governo do Estado para ponto de encontro e espaço de debates entre os países participantes do fórum, a Casa recebeu 130 eventos, entre cursos, palestras e seminários com especialistas e mais de 20 visitas diplomáticas, além de shows musicais e exposições.

Abram os olhos

Os conselhos da Funcef e a Petros estão perto de virarem ringue, tamanha a disputa entre os membros. Há tentativas de trocas de diretores com situações nada ortodoxas – idem para intenções. Na Petros, o alvo é a cadeira de Investimentos, ocupada por interino. Há três nomes na lista.

Pet e cova

Uma conhecida família de mídia do Brasil (conta-se no mercado quatro clãs que controlam grandes veículos) decidiu diversificar seus investimentos e entrou nos ramos de administração de cemitérios e de rede de lojas pets.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula da Silva aposta num herdeiro político da família Kirchner como potencial opositor do presidente Javier Milei

Jamile Romano

Show do Thiaguinho

Rubedna Braga

Do céu ao inferno

Narciso Mendes

Chantagem de Maduro contra Lula

Kevin Souza

Pacheco × “Bessias”

Leandro Mazzine

Férias

Rubedna Braga