28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoColunistas

Barriga demográfica

Publicado em 22/12/2023

                       Os jovens não mais compõem a base da nossa pirâmide demográfica

      No censo demográfico realizado no ano de 1.950 os idosos compunham 4,6% da nossa população, os adultos 43% e os jovens 52%. No mais recente recenseamento, concluído no ano em curso, os percentuais foram: idosos 9,3%, adultos 50,5% e jovens 40,2%.

   Nos dois censos acima, ambos realizados sob a responsabilidade do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma das mais importantes e respeitáveis instituições do Estado brasileiro, são considerados como jovens quem tiver menos de 19 anos de idade, os adultos entre 20 e 59 anos e os idosos acima de 60 anos.

   Entre os censos acima reportados e com regular freqüência, a cada década, o IBGE continuou realizando seguidos censos e os percentuais de jovens, adultos e idosos foram sendo sistematicamente alterados e em desfavor dos jovens, dado o crescimento do número de adultos idosos.

    As referidas camadas, graficamente, constituíam uma figura assemelhada a uma pirâmide e tendo a sua base constituída pelos jovens. Acontece que, no decorrer dos anos, esta base passou a ser ocupada pelos adultos, desta feita, estabelecendo uma nova figura geográfica que os próprios estatísticos passaram a denominá-la de barriga demográfica, e esta tendente a crescer em razão da crescente expectativa de vida dos brasileiros, hoje, 77 anos. Em 1.950 era de 47 anos. Outro fator que tem feito diminuir a camada constituída pelos jovens tem sido o decrescimento da taxa de natalidade no nosso país.

    Se o crescimento da camada dos adultos anuncia o crescimento da camada dos idosos e estes, majoritariamente, passam a depender de suas aposentadorias e dos seus familiares, quando não, do socorro dos seus respectivos Estados, estamos a tratar de um dos mais gravíssimos desafios a ser enfrentado pela grande maiores dos países. No ano 2.050, em 64 países, suas populações contarão com mais de 30% de idosos.

    Os países que melhor souberam tirar proveito quando a camada dos jovens preponderava, foram os que mais evoluíram. No nosso país, infelizmente, desperdiçamos o nosso chamado bônus demográfico. Volto a repetir: os adultos e não os jovens estão compondo a base da nossa pirâmide etária.

   O Japão, a China e quase todos os países da comunidade européia já estão convivendo com o elevado crescimento da camada dos seus idosos. Se de um lado isto decorreu em razão do bem estar de suas populações, de outro, seus próprios Estados vêem obrigados a arcar com os custos derivados do envelhecimento de suas populações. Como o Brasil não tirou proveito do seu bônus demográfico, o que terá que fazer?

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lembremos!

Kevin Souza

Que todos se vão

Jamile Romano

Não ao absolutismo

Jamile Romano

Avança na Assembleia Legislativa do RS Projeto de Lei que regulamenta os cigarros eletrônicos

Jamile Romano

Petecão não crava Marfisa de vice e alerta Alisson sobre convivência com Bocalom

Marcio Nunes

Inexplicável

Jamile Romano