25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Governo deve anunciar R$ 100 milhões para estados usarem mais câmeras em fardas

Publicado em 17/10/2024

O governo federal vai abrir edital para que os estados possam adquirir mais câmeras corporais em fardas. Motivo de polêmica na segurança pública, o sistema a conduta do policial e as ocorrências em que ele estiver envolvido.

A proposta de financiamento de novas câmeras foi apresentada nesta quarta-feira (17) durante encontro do secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Mario Sarrubbo, com comandantes-gerais da PM de todo país.

Mais de R$ 100 milhões devem ser disponibilizados, o suficiente para comprar 5 mil câmeras. Serão contemplados aqueles estados que seguirem as regras de uso das câmeras, estipuladas pelo Ministério da Justiça em portaria publicada em maio deste ano.

De acordo com as diretrizes do governo federal, as câmeras devem ficar ligadas durante todos os atendimentos de ocorrências e não apenas quando o policial quiser gravar.

Até o momento, estados do norte e nordeste brasileiro foram os que mais manifestaram disponibilidade em aderir às regras. O governo tem feito articulação com polícias de todos estados para garantir o máximo de uso integrado, apesar de críticas de lugares governados por políticos da oposição, como Rio de JaneiroSão PauloMinas Gerais, Santa Catarina e Goiás.

A expectativa é de que — apesar das resistências — esses estados também decidam entrar na lista de compras de novas câmeras, o que para o governo poderia levar à ampliação de recursos federais para atender as demandas.

 

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo Lula envia ao Congresso PL Antifacção, três dias após operação no Rio

Redacao

Gleisi vê governo ofuscado por crises e admite que parte da base pode estar contra Lula em 2026

Raimundo Souza

Bolsonaro critica suspensão do X e sugere que Moraes quer ditadura

Raimundo Souza

Maratona de Hugo Motta tem almoço com deputados, jantar e três festas

Raimundo Souza

Entenda os próximos passos do julgamento de Bolsonaro no STF

Kevin Souza

Sessão da Câmara de Rio Branco é suspensa para análise dos vetos do Executivo à LDO 2026

Kevin Souza