24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

FEM realiza programação especial para crianças no Museu dos Povos Acreanos e Via Verde Shopping

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) realizará uma programação especial, em Rio Branco, voltada para as crianças, com atividades no Espaço Cultural da Calma, no Via Verde Shopping, na sexta-feira, 11, das 17h às 19h, e no Museu dos Povos Acreanos (MPA), no sábado, 12, e no domingo, 13, a partir das 16h30.

No Espaço Cultural da Calma, que atende especialmente crianças com transtorno do espectro autista e condições afins, haverá a presença do Palhaço Peteleco, brincadeiras interativas, pintura facial e esculturas em balão, como parte das comemorações.

A coordenadora do espaço, Eloilma Lima, explica que a principal função do evento é promover a inclusão e refletir sobre as experiências específicas das crianças atípicas.

“Reconhecer essas especificidades é reconhecer o sujeito em sua globalidade. Nesse sentido, o dia 12 de outubro nos faz parar, pensar e juntos aproveitarmos da melhor maneira possível esse dia com cada um deles”, destaca.

No Museu dos Povos Acreanos, a programação também promete encantar o público infantil, unindo literatura e cultura. A contação de histórias será uma das atrações principais, com o objetivo de desenvolver uma conexão entre a cultura e o universo infantil.

Laís Alice de Albuquerque, responsável pela produção de eventos no MPA, ressalta a importância da participação da instituição em datas comemorativas como o Dia das Crianças.

“Para as crianças, é importante participar de atividades em espaços culturais, principalmente museus. Isso ajuda na construção do senso crítico e no contato com sua própria história e cultura”, afirma.

Ambos os eventos têm entradas gratuitas e ajudam a promover atividades que resgatam a essência da infância. O governo do Acre, por meio da FEM, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento integral das crianças, oferecendo oportunidades de expressão criativa, aprendizado e diversão. A iniciativa voltada ao público infantil contribui para a formação de indivíduos mais conscientes, engajados e conectados com suas raízes culturais.

Um conto de fadas nem tão de fadas assim

As atrizes Marina Luckner e Núbia Alves interpretam as bruxas Meri e Lu, na contação de história “Um conto de fadas não tão de fadas assim”. O evento é financiado pelo Edital 14/2023 de Arte e Patrimônio, por meio da Lei Paulo Gustavo, do governo federal.

Cansadas de só se darem mal nas histórias, as personagens e narradoras vão contar as suas versões dos contos de fadas, trazendo uma visão diferente dos clássicos infantis, além levar a conscientização sobre alguns temas e, principalmente, sobre a importância da leitura.

“É uma apresentação para toda a família se divertir e poder rir dessas bruxas atrapalhadas. Esperamos que todos possam aproveitar esse momento de diversão com as aventuras de Meri e Lu”, acrescenta Marina.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Horto Florestal e Parque Ambiental Chico Mendes ficarão abertos nos dias de folia

Jamile Romano

Estado divulga novas alterações em programa de incentivo tributário para empresas do setor produtivo

Marcio Nunes

Acre inicia 2025 com mais de 15% de redução em crimes violentos, além de quedas de mais de 34% em roubos e 11% em furtos no Estado

Raimundo Souza

Sebrae no Acre leva grupo de empresárias para o maior evento de soluções logísticas das Américas

Jamile Romano

Profissionais da enfermagem da Atenção Primária concluem formação em cuidado pré-natal

Redacao

Inscrições para cursos de inglês e espanhol do Centro de Estudo de Línguas encerram nesta segunda

Jamile Romano