24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 2 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

TRE inicia processo de geração de mídias para quase três mil urnas eletrônicas no Acre

Atualizada em 18/09/2024 09:29

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) começou, nesta terça-feira (17), o processo de geração das mídias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas durante as Eleições Municipais de 2024. Quase três mil urnas serão utilizadas nessas eleições, marcadas para o dia 6 de outubro.

A cerimônia ocorreu na sessão do TRE-AC presidida pela juíza-auxiliar da presidência, Louise Santana. A geração de mídias é importante para garantir a transparência do processo eleitoral e deve se estender até o próximo dia 24.

Participaram representantes dos partidos políticos, federações e coligações; o Ministério Público Estadual (MP-AC), da Ordem dos Advogados (OAB-AC), dentre outros órgãos e instituições.

A geração das mídias grava os programas e dados essenciais para as urnas. No Acre, mais de 612 mil pessoas devem ir às urnas votar para escolher prefeito e vereadores.

Durante a cerimônia são geradas as mídias que vão alimentar as urnas eleitorais de todos os municípios com o nome dos candidatos que tiveram seus registros de candidaturas deferidos para o pleito, tanto para o cargo de vereador quanto para prefeito.

“Fazemos a preparação de todas as urnas de sessão e as remanescentes serão urnas para contingência que servirão para caso alguma urna eventualmente falhe e a gente tem que substituir. Nossas máquinas estão instaladas com sistemas oficiais do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e foram lacrados lá no TSE”, explicou o secretário de tecnologia do TRE-AC, Francisco Vital.

Entre os dias 25 e 29, após encerrar o processo de geração de mídias, será feita outra cerimônia em todas as zonas eleitoras para a realização da carga das urnas.

“Uma vez não obtida a votação necessária para que a eleição se finalize no primeiro turno, haverá o segundo turno, e aí é feito nova geração de mídias e as urnas serão alimentadas, ressaltando que o segundo turno, se houver, vai ser só aqui na capital, pelo fato de Rio Branco possuir mais de 200 mil eleitores”, destacou o presidente do TRE-AC, desembargador Júnior Alberto.

Geração de Mídias

Conforme o TRE-AC, a geração de mídias é o momento em que são inseridos os dados dos candidatos nas urnas. Os trabalhos são realizados em três formatos:

  • Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
  • Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
  • Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.

[G1]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco inicia exercício financeiro de 2025 com foco na austeridade

Marcio Nunes

Com apoio do Estado, indústria acreana se prepara para promover negócios em feiras no Peru

Jamile Romano

Sena Madureira: Gerlen Diniz é eleito com 54,25% dos votos

Jamile Romano

Na primeira noite de carnaval o Prefeito Tião Bocalom cai na folia com o rei e rainha do Carna de 2025. Veja o vídeo

Raimundo Souza

Eleições 2024: Emerson Jarude participa de sabatina no programa Tribuna Livre desta terça às 18h40

Jamile Romano

Afonso Fernandes cobra explicações sobre tombamento do patrimônio do Rio Branco Futebol Clube

Jamile Romano