22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 17 de junho de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Setor de serviços cresce pelo segundo mês consecutivo e acumula alta de 2,3% nos últimos 12 meses

Atualizada em 13/09/2024 17:57

O setor de serviços apresentou alta pelo segundo mês consecutivo segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 11. O levantamento aponta que no mês de julho o segmento teve uma alta de 1,8%, quando comparado diretamente ao mês anterior, chegando, assim a uma alta de 2,3% no acumulado dos últimos 12 meses. Este segmento é o ramo da economia que engloba as atividades de prestação de serviços e de comércio.

O titular da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo do Acre (Sete), Marcelo Messias, avalia os recentes indicadores como resultado dos investimentos realizados, especialmente, na realização e apoio aos grandes eventos turísticos do estado, que estão hoje no calendário anual, como a Expoacre, tanto a da capital como a de Cruzeiro do Sul; Festival do Açaí, novenário de Nossa Senhora da Glória, e os festivais indígenas, que recebem turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo.

“Toda essa movimentação impacta positivamente vários segmentos, a exemplo dos setores de hotelaria, restaurantes, transportes, que estão ligados ao turismo, que faz parte do setor de serviços. O foco do governo está voltado a realizar os investimentos necessários para que essas ações aconteçam de maneira bem sucedida”, explica.

Para isso, a Sete tem trabalhado na qualificação, promovendo capacitações e auxiliando na promoção do trade turístico em feiras e eventos nacionais, o que estimula a movimentação e o fluxo de entrada de turistas no estado e fortalece o setor.

“As perspectivas são de um aumento ainda maior nestes índices. Nesses últimos meses tivemos muitos eventos próximos. O exemplo disso foi Cruzeiro do Sul, com o Festival dos Puyanawas, Novenário, Expoacre Juruá e Festival da Farinha, semanas antes, já tínhamos alcançado 100% de lotação na rede hoteleira. Até os motéis foram ocupados. Durante esses eventos, tanto o comércio, como restaurantes, supermercados, lojas, ficaram extremamente movimentados, sem contar com os empregos diretos e indiretos”, conta.

Essa movimentação também reflete na economia de cada um desses locais, aumentando diretamente a oferta de serviços alimentícios, insumos culturais e artísticos, como artesanatos e trabalhos manuais.

“Nessa proporção, eventos de grande e médio porte são incentivos à economia local, pois forçam os setores a inovarem e criarem atrativos aos consumidores, além de proporcionarem a reutilização de espaços públicos em desuso”, estabelece.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Projeto SUS – Tempo é Vida busca otimizar fila cirúrgica no Acre

Raimundo Souza

Governo do Acre inicia Semana da Cidadania Fiscal em Rio Branco

Marcio Nunes

Em viagem ao Acre, ministra Cida Gonçalves inaugura Centro de Referência da Mulher Brasileira

Marcio Nunes

Feriado prolongado: Governo do Acre decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira

Jamile Romano

Mais de 25 mil contribuintes do Acre recebem restituição do IR nesta sexta-feira

Jamile Romano

Faça parte da Energisa: vagas abertas para Jovem Aprendiz

Jamile Romano