23.2 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

O governo Lula destina R$ 4,5 milhões ao Acre para implementar medidas de enfrentamento à seca e aos incêndios.

Atualizada em 04/09/2024 13:45
Foto: Carina Castelo Branco/Sema

Na semana passada, uma portaria foi divulgada no Diário Oficial da União, assinada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Defesa Civil Nacional, que declarou situação de emergência devido aos incêndios florestais em 22 municípios do Acre.

O governador Gladson Cameli publicou o decreto no mês passado em razão dos incêndios em áreas florestais, queimadas fora de controle e a significativa emissão de fumaça.

Após a validação do decreto, o Governo Federal iniciou a disponibilização de verbas para que o governo estadual possa executar as ações necessárias. A quantia inicial disponibilizada foi de R$ 4,5 milhões. A informação foi anunciada pelo coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Estado, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira (3), na Expoacre 2024.

Informações da IQAir, uma empresa suíça que analisa as condições atmosféricas globalmente, mostram que a qualidade do ar em oito estados do Brasil – incluindo o Acre – e no Distrito Federal é considerada insalubre. Além do Acre, estão na relação os estados de São Paulo, que tem enfrentado severos incêndios recentemente, Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins.

Conforme a avaliação realizada pela empresa, a qualidade do ar é considerada boa quando os índices variam de 0 a 40, moderada entre 41 e 80, ruim de 81 a 120, muito ruim de 121 a 200, e péssima quando ultrapassa 200. A IQRAir apresentou um mapa que aponta as áreas com qualidade do ar mais baixa.

A capital Rio Branco, junto com Porto Velho (RO), apresentou o menor índice, ultrapassando os 200. Em Brasília, a marca é de 131, em Goiânia chega a 151 e em Uberaba, no Triângulo Mineiro, atinge 154.

Artigos Relacionados

Polícia Militar coleciona histórias positivas com policiamento comunitário na Cidade do Povo

Raimundo Souza

Nascida às margens do Rio Moa, Mâncio Lima, cidade mais ocidental do país, celebra 47 anos com avanços e se tornando referência turística

Raimundo Souza

Deputado Eduardo Velloso é destaque na Câmara por seu compromisso em promover melhorias significativas para a sociedade brasileira

Marcio Nunes

Em Cruzeiro do Sul, governador reforça parceria do Estado com Exército Brasileiro

Marcio Nunes

Programa da Fundhacre amplia acesso a cirurgias para pacientes com fissuras labiopalatinas

Marcio Nunes

Fantasia e alegria marcam o Carnaval da Família em Rio Branco

Raimundo Souza