24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Gabinete de Crise planeja ações para garantir a segurança alimentar de Jordão durante crise hídrica

O governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise, enviou nesta semana uma equipe técnica ao município isolado de Jordão para avaliar como está a situação da população nesse período de seca extrema prolongada.

A cidade de Jordão possui uma população de 9.222 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que 44,62% da população é composta por indígenas do povo Huni Kuin, também conhecido como Kaxinawá.

Baixo nível do rio Tarauacá, que corta Jordão, não permite a navegação. Foto: Pedro Devani/Secom

Atualmente, a cidade sofre com as consequências da seca severa e crise hídrica, o baixo nível das águas do rio Tarauacá, manancial que banha a cidade, não tem permitido a navegação e o envio de insumos para abastecer a população.

As aldeias indígenas sãs as mais afetadas pela crise hídrica, tendo em vista que são distantes da cidade, e o rio não permite a navegação, deixando-as isoladas. Além disso, as plantações morreram devido à cheia dos rios em março deste ano e, em menos de seis meses, a seca.

Temendo a falta de alimentos para abastecer a cidade, o Gabinete de Crise reuniu-se com as autoridades locais em busca de soluções para garantir a segurança alimentar da população da cidade.

De acordo com o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, o Estado vai enviar cestas básicas e água potável para abastecer a cidade. “Vamos fazer um levantamento juntamente com a prefeitura da cidade para o envio de alimentos para atender Jordão e garantir a segurança alimentar dos moradores”, declarou.

O diretor operacional do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), Alan Ferraz, constatou que a cidade não corre o perigo de ficar sem o abastecimento de água tratada. “Verificamos que a captação ainda tem um volume de água razoável e temos a estocagem de produtos químicos para tratar água até dezembro”, declarou.

Para  a secretária de Planejamento do município, Reviane Farias, a parceria entre o  governo e a  prefeitura fortalece as ações para ajudar a população durante a crise hídrica.

“O governo sempre esteve presente em nosso município, e essa parceria é muito boa e muito importante para a população”, declarou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Terra já ultrapassou 7 dos 9 limites catrastróficos; VEJA

Raimundo Souza

Nota pública sobre fuga e recaptura de custodiado

Raimundo Souza

Pesquisadores registram novas espécies de carrapatos no Acre e revelam presença inédita no Brasil

Kevin Souza

Em 2022, 10,9 milhões de jovens não estudavam, nem trabalhavam

Marcio Nunes

Navio-hospital da Marinha do Brasil chega em Cruzeiro do Sul para atender até 10 mil moradores de áreas isoladas

Raimundo Souza

Câmara aprova despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos Fonte: Agência Câmara de Notícias

Raimundo Souza