35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Para Marco Aurélio, ministros do STF “perderam a cidadania”

Publicado em 21/08/2024

“É tudo muito triste”, avaliou ex-integrante da Corte

Marco Aurélio Mello enquanto ministro do STF Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello avaliou que seus ex-colegas de Corte “perderam a cidadania”. Ele ainda pontuou que a “concentração de poderes não é sadia”, na verdade, é “perniciosa”.

As declarações ocorreram em entrevista ao Jornal da Oeste, nesta segunda-feira (19). Na ocasião, Marco Aurélio se pronunciou sobre o ministro Alexandre de Moraes ter usado informalmente o Tribunal Superior Eleitoral (STF) para mirar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

– É tudo muito triste. E evidentemente, não estou contente com o que eu vejo. Administração pública só pode agir quando autorizada em lei. E Judiciário é órgão inerte. Há de haver sempre a provocação: o nosso sistema brasileiro é acusatório. A polícia investiga, o Ministério Público acusa, e o Judiciário, órgão independente e equidistante julga – assinalou.

O magistrado ainda reprovou o fato de Moraes dispor de juiz auxiliar no STF e no TSE.

– Não vejo com bons olhos quando se tira um juiz do primeiro grau para colocá-lo simplesmente como juiz auxiliar de um ministro, como se assessor, servidor público simples fosse – acrescentou.

Marco Aurélio também alcunhou o inquérito das fake news como o “inquérito do fim do mundo”, e disse que ele já começou mal.

– Não vejo quando o inquérito terminará porque nele cabe tudo. Já está em tramitação há quatro anos. Por que começou errado? Porque foi instaurado pela vítima, pelo próprio Supremo. E o presidente à época [Dias Toffoli] ao invés de proceder ao sorteio do inquérito, ele pinçou a dedo o relator [Alexandre de Moraes] – lembrou.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Jamile Romano

PF abre operação após alerta do FBI contra suspeito de planejar atos terroristas

Raimundo Souza

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Jamile Romano

Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

Jamile Romano

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Jamile Romano

Inteligência artificial: aliada ou rival? O papel do líder na era digital

Raimundo Souza