25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Política

Fachin defende diálogo sobre emendas e vê pressão também sobre Estados

Publicado em 19/08/2024

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, afirmou à CNN que a solução sobre o pagamento de emendas parlamentares está no diálogo entre os Poderes e avaliou que a manutenção do modelo atual gera pressão sobre os governos dos estados também, não apenas sobre a União.

Na sexta-feira passada (16), o STF confirmou por unanimidade a decisão do ministro Flávio Dino de suspender a execução de emendas até que o Congresso apresente método mais transparente de destinação dos recursos.

À CNN, Fachin observou os riscos das chamadas “emendas pix”, em que o pagamento é imediato e sem rastreamento, serem replicadas também na relação entre Legislativo e Executivo estaduais.

“Imagino que nenhum ente da federação adote um modelo em que uma fatia tão grande do orçamento seja gerida pelo Legislativo. Bem ao contrário. Eventual risco de replicação do modelo nos Estados retiraria dos Governadores uma parcela substancial da gestão do orçamento público”, disse à CNN.

[CNN Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Dois dos maiores partidos do Brasil, União Brasil e PP articulam aliança poderosa para 2026

Raimundo Souza

Lula quer discutir com Trump punição dada a ministros do STF

Raimundo Souza

Petecão defende expansão do Prevbarco para garantir inclusão previdenciária no Acre

Marcio Nunes

Câmara aprova novo ensino médio sem espanhol obrigatório; texto vai à sanção

Jamile Romano

Reforma Administrativa: Mailza Assis promove ‘limpa’ no alto escalão e exonera secretários e chefes de segurança

O Rio Branco

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos reforça políticas de segurança alimentar e nutricional

Raimundo Souza