22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

CNU: de 2,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão fizeram as provas

Publicado em 19/08/2024

A ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, fez um balanço preliminar do comparecimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), neste domingo (18), afirmando que cerca de 1 milhão de pessoas fizeram o certame.

O número de inscritos no CNU somou 2,14 milhões, o que significa um percentual de abstenção acima de 50%. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou a ministra.

De acordo com Esther, o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção e o Ceará teve a maior. Os dados são preliminares e o Ministério da Gestão divulgará amanhã (19) os dados consolidados.

Segundo ela, a taxa de abstenção ficou abaixo de que outros certames recentes, como o do Banco Central. “A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”.

Durante coletiva, a ministra disse que a taxa de abstenção foi puxada sobretudo pelos faltantes que concorriam a vagas de ensino médio, enquanto os candidatos de nível superior compareceram em maior número.

“O maior percentual de abstenção foi no nível médio, o bloco 8, que tinha a maior relação candidato por vaga. Nos outros blocos ficou abaixo da média. O menor bloco de abstenção foi o 3, da área ambiental, agrária e biológica. Mas, em geral, os percentuais de [abstenção] de nível superior ficaram em percentuais muito próximos. E o que destoou mesmo foi o nível intermediário”, avaliou a ministra.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

ONU pede investigação independente sobre operação no Rio de Janeiro

Redacao

Taxa média de desemprego em 2023 é a menor desde 2014

Jamile Romano

Senado decreta luto oficial após acidente aéreo em Vinhedo

Raimundo Souza

Prazo para adesão ao Programa Pé-de-Meia termina no próximo domingo

Jamile Romano

STJ autoriza ronda virtual em busca de pornografia infantil

Redacao

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Raimundo Souza