26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Setor de serviços do Acre tem terceira maior variação do país ao registrar aumento de 3,4%

Publicado em 14/08/2024

Em novo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 13, o Acre aparece com o terceiro maior aumento no volume de serviços do país, ao registrar variação de 3,4% com relação a maio e junho deste ano. No acumulado do ano, nos 6 primeiros meses, esse índice é de 1,2% e nos últimos 12 meses é de 4%.

O estado acreano teve o mesmo resultado de Espírito Santo e Paraíba, que mantiveram o aumento de 3,4% entre maio e junho, ficando acima da média nacional. Na comparação com igual mês do ano anterior, a expansão do volume de serviços no Brasil (1,3%) foi acompanhada por 19 das 27 unidades da federação.

No crescimento de postos de trabalho e das movimentações econômicas, o Estado é protagonista. Para este ano, grandes obras e o estreitamento das relações comerciais do governo do Acre com outros países que podem se tornar potenciais compradores de produtos regionais devem impulsionar ainda mais esses números.

“O governo do Estado tem aí um pacote, uma variedade de frentes de ações que vão realmente impactar na economia, gerando mais esperança, oportunidades e trabalho e distribuindo mais renda para toda a nossa sociedade. Posso destacar aqui algumas dessas iniciativas, olhando para o campo, para a produção rural, para o agronegócio; a gente tem aí a perspectiva da continuidade da produção agrícola, do milho, da soja e da produção familiar, que devem aquecer a economia”, explica o titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lei Maria da Penha completa 18 anos celebrando implantação de medidas de proteção às mulheres

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza novo estudo socioeconômico no Papouco em parceria com a Defensoria Pública

Marcio Nunes

Deracre registra 1.087 voos em julho e prevê crescimento de 14,5% para 2025

Marcio Nunes

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, à “Operação Semana Zero”, que marca o início das ações estratégicas de abastecimento emergencial de água potável nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, esta é a primeira fase da chamada “Operação Estiagem”, que ocorre anualmente durante o período mais crítico de seca no município – entre julho e dezembro. “A Semana Zero funciona como uma fase de testes e ajustes. Durante esta semana inicial, abastecemos as comunidades e identificamos os pontos de melhoria. Assim, nas visitas seguintes, conseguimos atender com mais precisão e eficiência”, explicou. O objetivo da operação é minimizar os impactos da estiagem e evitar o consumo de água imprópria, prevenindo o surgimento de doenças. A ação segue orientação direta do prefeito Tião Bocalom, que determinou o início antecipado da operação este ano, tendo em vista o agravamento da seca no trimestre julho-setembro. A Defesa Civil atenderá aproximadamente 42 comunidades rurais que não possuem acesso à rede regular de abastecimento. Segundo Falcão, o trabalho atinge entre 5 a 6 mil famílias, o que representa um total de 25 a 30 mil pessoas diretamente beneficiadas. “Ampliamos significativamente a abrangência da operação desde 2018. No início da primeira gestão do prefeito Bocalom, o número de comunidades atendidas era bem menor. Hoje conseguimos atender muito mais localidades e com mais frequência, graças ao comprometimento da atual gestão”, destacou o coordenador. Líder comunitário do bairro Jardim Panorama, Armando Santos reconheceu a importância da ação. “Essa iniciativa da Prefeitura de Rio Branco é essencial. A água é uma necessidade básica e o apoio da Defesa Civil tem feito a diferença na vida da nossa comunidade”, afirmou. A operação segue até meados de dezembro, garantindo o abastecimento contínuo e a segurança hídrica das famílias durante todo o período de estiagem.

Jamile Romano

Senac Acre recebe Rio Branco Fashion Hair 2024

Jamile Romano

Advogado Rodrigo Aiache toma posse nesta terça na OAB do Acre para novo mandato de presidente até 2027

Jamile Romano