30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria de Planejamento promove palestra sobre emendas estaduais e federais

Atualizada em 08/08/2024 16:53

A Secretaria de Estado de Planejamento do Acre (Seplan), realizou nesta quinta-feira, 8, o segundo ciclo de palestras sobre os seus programas e serviços para servidores e técnicos da pasta, com o objetivo de fortalecer e organizar todas as etapas de planejamento dos programas gerenciados. Na pauta esteve a gestão de convênios e parcerias estaduais e gestão de convênios federais.

Para a, servidora Lusiane Silva, do Departamento de Administração e Gestão de Pessoas, ações como essa desempenham um papel fundamental para que todos conheçam o trabalho desempenhado pela pasta: “As reuniões setoriais são fundamentais para conhecer o que cada um faz e assim se enxergar dentro da administração pública. A atenção maior foi para o meu papel enquanto parte da equipe e as atribuições na coordenação da política de captação e repasse financeiro por meio de emendas federais e estaduais”.

A gestão de convênios e parcerias estaduais envolve a administração de recursos transferidos de um ente público para outro (estaduais, organizações da sociedade civil ou municipais), com a finalidade de realizar projetos, programas ou obras de interesse público. No processo de indicação pelo parlamentar, no mínimo 50% das emendas deverão ser destinadas a ações de serviços públicos de educação, esporte, cultura, assistência social, saúde, infraestrutura e segurança pública, podendo o restante ser alocado em quaisquer áreas de interesse público.

Segundo o chefe do Departamento de Gestão de Convênios e Parcerias Estaduais (Decope), Elison Reis, “o deputado indica suas emendas com a capacidade de transformação social nas bases onde ele atua. Então, se um parlamentar da região do Juruá indica uma emenda para uma ação que ele identificou com a comunidade, isso dá ao Poder Legislativo a capacidade também de intervir mais ativamente na realidade social, impactando suas comunidades”, explica.

Já na gestão de convênios federais, as emendas são instrumentos utilizados pelos parlamentares (deputados e senadores) para direcionar recursos do orçamento da União para projetos específicos, geralmente em seus estados ou regiões de atuação. Essas emendas são parte fundamental do processo orçamentário no Brasil e podem ser classificadas em diferentes tipos, cada uma com finalidades específicas.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Stanley’s Cred chega a Rio Branco para ajudar acreanos a resolverem problemas de ordem financeira

Marcio Nunes

Sessão solene em homenageia os 55 anos do 7º Batalhão de Engenharia de Construção

Marcio Nunes

Carnaval da Família: bailinho infantil e dos idosos traz alegria e inclusão no terceiro dia de folia

Raimundo Souza

Arlenilson Cunha destaca importância da valorização dos policiais penais na Aleac

Jamile Romano

Energisa realiza atendimento ao público no sábado na escola Heloísa Mourão em Rio Branco 

Jamile Romano

Do instante ao infinito: como cada momento presente constrói o futuro que você merece

Raimundo Souza