28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC discute ações de segurança alimentar com Secretaria Estadual de Direitos Humanos

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, promoveu uma reunião na manhã desta sexta-feira (02) com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh) para discutir ações que visam garantir o direito humano à alimentação adequada e o combate à fome.

No Brasil, desde 2010, este direito está assegurado entre os direitos sociais da Constituição Federal, com a aprovação da Emenda Constitucional nº 64/10. Durante a reunião, as representantes da Secretaria de Estado apresentaram ao promotor de Direitos Humanos, Thalles Ferreira, os projetos de criação de uma horta comunitária e de uma cozinha solidária, além de outras ações desenvolvidas.

As iniciativas visam dar cumprimento à Recomendação expedida pela Promotoria ao Estado em maio deste ano, que busca a atualização e o fortalecimento das políticas de segurança alimentar e nutricional de forma preventiva, com foco especialmente na população vulnerável, como pessoas em situação de rua, migrantes e indígenas.

O promotor de Justiça destacou o empenho do MPAC em contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de segurança alimentar no estado e a importância das iniciativas apresentadas para garantir esse direito.

“O direito humano à alimentação adequada é indispensável para a sobrevivência e pré-requisito para a realização de outros direitos humanos. É fundamental que todos tenham acesso regular e irrestrito a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade suficientes para uma vida digna”, afirmou.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre oferece curso de especialização em governança e gestão sustentável

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco reforça fiscalização ambiental e pede apoio da população no combate ao descarte irregular de lixo

Raimundo Souza

Polícia Civil recaptura foragido acusado de homicídio em Rodrigues Alves

Kevin Souza

Após ter negado procedimento, MPAC recomenda que Hospital de Feijó assegure aborto legal

Jamile Romano

Foco na Prevenção: Prefeitura de Rio Branco encerra Outubro Rosa e celebra Dia dos Servidores

Raimundo Souza

Abertas inscrições para vagas residuais de cursos técnicos e superiores no campus Rio Branco

Jamile Romano