27.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 8 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula viaja ao Chile para assinatura de acordos bilaterais

Atualizada em 04/08/2024 10:01

Agenda terá encontros politicos e assinatura de acordos bilaterais

© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste domingo (4) para Santiago, no Chile, onde cumpre uma série de compromissos durante visita de Estado ao país. A agenda contará com encontros políticos, participação em fórum empresarial e assinatura de diversos acordos bilaterais.

Na manhã desta segunda-feira (5), Lula será recebido no Palácio de La Moneda pelo presidente chileno, Gabriel Boric. Os dois terão encontro privado, seguido de reunião ampliada – com os respectivos gabinetes -, de assinatura de atos e de declaração à imprensa.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, pelo menos 15 acordos estão prontos para serem firmados, em diversas áreas que vão da ciência e tecnologia, defesa, direitos humanos até as relações comerciais e de investimentos.

Após o almoço, o presidente brasileiro será recebido pelos chefes dos Poderes Judiciário e Legislativo do Chile, e deve se encontrar com representantes da Latam, maior empresa chilena em operação no Brasil, e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). No final do dia, Lula participa do encerramento do Fórum Empresarial Chile-Brasil, que deverá reunir cerca de 500 lideranças dos setores público e privado para discutir assuntos envolvendo o comércio bilateral entre os dois países.

No dia seguinte, estão previstos encontro com a prefeita de Santiago, Irací Hassler, e com o ex-presidente chileno, Ricardo Lagos.

Agência Brasil/ Valéria Aguiar

Artigos Relacionados

Defesa de Bolsonaro pede ao Supremo que passaporte seja devolvido

Marcio Nunes

Com entregas da mais alta condecoração do Estado, governador participa de cerimônia de posse da nova mesa diretora da Aleac: ‘Será um ano para executar’

Raimundo Souza

Aliados de Lula dizem que Gleisi será ‘enquadrada’ e dialogará com Haddad

Raimundo Souza

Apoio a Maduro gera desconforto no governo Lula e municia oposição

Jamile Romano

Hugo Motta recebe visita oficial do presidente de Portugal

Marcio Nunes

‘De vez em quando a gente erra’ em escolha de ministros, diz Lula

Raimundo Souza