26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança campanha de saúde para homens e de combate às hepatites virais

Publicado em 19/07/2024

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início a campanha “Julho Azul e Amarelo” com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, com foco no Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho, e na prevenção das hepatites virais.

A abertura oficial ocorreu nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) da Vila Ivone e São Francisco e contou com a participação de autoridades municipais, médicos, enfermeiros e a comunidade local. Durante o evento foram realizadas palestras sobre hepatites virais e a saúde do homem.

Ao longo dos próximos dias, a Urap Vila Ivone manterá três salas para a testagem viral e consultas voltadas para a saúde masculina. Além disso, duas salas estarão abertas para a realização de testes rápidos de hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A diretora da unidade, Franciana Dantas Belém, enfatizou a necessidade de conscientizar os homens, que geralmente procuram menos os serviços de saúde em comparação às mulheres.

“Os homens, por serem muitas vezes os provedores do lar, costumam não se cuidar tanto. Essas ações são importantes para orientar e conscientizar sobre a necessidade de procurar os serviços de saúde, não apenas no Dia do Homem ou durante o Novembro Azul, mas todos os dias”, afirmou Franciana.

A região amazônica, incluindo o Estado do Acre, é considerada endêmica para hepatite B e, consequentemente, para a hepatite delta. Desde 1996, quando essas doenças passaram a ser de notificação compulsória, mais de 10.500 casos foram registrados no Acre, o que representa cerca de 300 casos por ano. Vandson Arantes, responsável técnico pelas Hepatites Virais no município de Rio Branco, destacou que existe uma meta a ser cumprida pela gestão municipal.

“Temos uma meta a ser alcançada e, com toda a mobilização da gestão, estamos confiantes de que esses agravos serão erradicados até 2030. Estamos trabalhando com muita força para atingir essas metas e tornar essas doenças um problema do passado”, declarou Vandson.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em visita as obras do elevado da Dias Martins Bocalom promete tranformar o local em um belo ponto turístico

Marcio Nunes

Pesquisadores registram novas espécies de carrapatos no Acre e revelam presença inédita no Brasil

Kevin Souza

Compra de gado: sobrinho que aplicou golpe em tio e em outro homem é condenado a devolver dinheiro

Jamile Romano

Com nota 5,0 no MEC, Faculdade Sebrae é referência no setor de empreendedorismo

Jamile Romano

Federação de Judô do Estado Acre: Convocação!

Raimundo Souza

Almoço dos industriais reforça parceria entre governo do Acre e setor produtivo, projetando crescimento para 2025

Marcio Nunes