quinta-feira, 15 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saiba como economizar energia elétrica nos dias de calor intenso

Atualizada em 18/06/2024 09:04
O ditado que diz: Um sol para cada acreano, tem feito cada vez mais sentido. E preparem-se. Porque essa semana vai ser quente. É o que diz a meteorologista Ana Paula Paes.
“As temperaturas estarão acima da média climatológica para o período, e o calor deve ser intenso, com temperaturas de cerca de 3°C a 5°C acima da média. Em Rio Branco as máximas são previstas em torno de 33°C a 35°C. Entre quarta (19) e sexta-feira (21) há possibilidade de chuva moderada no estado e em meado desses dias deve ocorrer um contraste e as temperaturas devem ficar abaixo da média. No entanto, logo o cenário de temperaturas elevadas deve retornar”, explicou Ana Paula que também é consultora da Energisa.
Diante desse cenário, o coordenador da Energisa Acre, Pedro Henrique Melo, esclarece o aumento do consumo de energia elétrica em períodos mais quentes é resultado de uma combinação de maior uso de aparelhos de climatização, mudanças no comportamento humano, e a operação menos eficiente de alguns equipamentos.
“A conscientização sobre o uso eficiente de energia e a adoção de práticas sustentáveis podem ajudar a mitigar o aumento do consumo durante esses períodos”, reforça.
Dicas de consumo consciente
1. Uso de Aparelhos de Climatização
Ar-condicionado: Um dos principais fatores é o aumento do uso de ar-condicionado. Durante períodos de calor intenso, as pessoas tendem a utilizar mais o ar-condicionado para manter ambientes internos confortáveis, o que pode resultar em um aumento significativo no consumo de energia elétrica.
Ventiladores: Além dos aparelhos de ar-condicionado, o uso de ventiladores também aumenta. Embora ventiladores consumam menos energia que ar-condicionado, o uso prolongado e simultâneo de vários ventiladores pode contribuir para o aumento do consumo.
2. Eletrodomésticos e Equipamentos
Geladeiras e Freezers: Em climas mais quentes, geladeiras e freezers trabalham mais para manter a temperatura interna baixa, o que pode aumentar o consumo de energia desses aparelhos.
3. Comportamento Humano
Mais Tempo em Ambientes Internos: Durante períodos quentes, as pessoas tendem a passar mais tempo dentro de casa ou em ambientes fechados, onde o uso de eletrônicos, iluminação e outros aparelhos elétricos é maior.
Atividades de Lazer: O calor pode levar a um aumento no uso de aparelhos eletrônicos como televisores, computadores e outros dispositivos de entretenimento, contribuindo para o aumento do consumo de energia.
4. Efeitos Indiretos
Eficácia Reduzida de Equipamentos: Em altas temperaturas, alguns equipamentos elétricos podem operar de forma menos eficiente, o que pode aumentar o consumo de energia.
Calor Residual: Equipamentos elétricos, quando em funcionamento, geram calor residual, o que pode aumentar a necessidade de resfriamento adicional, criando um ciclo de consumo elevado de energia.
5. Picos de Demanda
Horários de Pico: Durante ondas de calor, há um aumento no consumo de energia nos horários de pico, especialmente no final da tarde e início da noite, quando as pessoas retornam do trabalho e ligam os aparelhos de climatização.
[Assessoria]

Artigos Relacionados

Estuprador cruzeirense que abusou de duas enteadas é preso no Pará, após trabalho integrado da Polícia Civil de três estados

Jamile Romano

Bocalom nomeia equipe responsável pela transição e prepara o segundo mandato

Marcio Nunes

Acre participa de debate promovido pela Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas

Marcio Nunes

Mailza se reúne com equipe de governo para fortalecer orçamentos de gênero e de combate ao feminicídio

Marcio Nunes

Polícia Militar do Acre inicia programação de 109 anos da instituição

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco discute segurança alimentar em Programa do Governo Federal

Marcio Nunes