25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Justiça acreana condena plataforma a indenizar usuária por conta invadida

O 1º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco condenou uma plataforma de rede social a pagar R$ 2 mil, a título de danos morais, a autora do processo que teve sua conta invadida por terceiros. Ainda foi determinado que a devolução obrigatória do perfil deve ocorrer no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 150,00.

A reclamante alegou que é detentora de conta pessoal e profissional na plataforma onde realizava postagens, e que então, no dia 5 de julho de 2022, teve seu perfil invadido por ação de hackers, que passaram a publicar anúncios para pedir dinheiro a seus seguidores. Relatou ainda que tentou retirar o perfil do ar ou recuperá-lo, mas não obteve sucesso.

Segundo os autos, a parte reclamada alegou que a invasão não é culpa da plataforma, pois a mesma oferece diversas ferramentas para proteção e/ou reestabelecimento da conta.

A juíza de Direito Lilian Deise citou que a relação jurídica entre ambas as partes é regida pelo Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 14, caput, está estabelecida a responsabilidade objetiva dos fornecedores pelos danos causados aos consumidores em decorrência de falhas de serviços.

Portanto, a magistrada concluiu que a mera indicação de medidas de segurança a serem adotadas pelos usuários não é suficiente para caracterizar culpa exclusiva do usuário pela invasão em seu perfil no aplicativo fornecido pela parte requerida.

(Processo 0707318-07.2022.8.01.0070)

 

[Assessoria TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli empossa primeira mulher no Comando-Geral da PM e coronel promete fortalecer policiamento comunitário e humanizado

Marcio Nunes

Pânico em Rio Branco! Fumaça de incêndio atinge escola; alunos retirados às pressas

Raimundo Souza

Em Porto Acre, Deracre inicia fase de lançamentos de vigas na ponte do Ramal dos Paulistas

Redacao

ICMBio abre Processo Seletivo para agentes temporários ambientais em Rio Branco e Brasileia

Raimundo Souza

MPAC e Polícia Militar cumprem mandados judiciais contra investigados por ameaça a desembargador

Jamile Romano

Ifac campus Rio Branco abre inscrição para vagas residuais em 13 cursos

Jamile Romano