23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Estado revitaliza biblioteca do Presídio Feminino de Rio Branco

Publicado em 30/05/2024

A biblioteca do presídio feminino ganhou uma cara nova, com uma decoração mais aconchegante e propícia para que as reeducandas possam usufruir com mais qualidade e até promover o interesse pela leitura.

A pequena reforma feita no local foi finalizada na última segunda-feira, 27, e durou 20 dias. Foram utilizados apenas materiais reciclados de outras obras que acontecem no presídio feminino, como sobras de tintas e madeiras. As estantes para os livros foram produzidas no Polo Moveleiro pelos detentos que trabalham no local. Com isso a sala que antes era simples, passou a ser mais confortável e convidativa.

O espaço fica aberto e disponível para as detentas durante o dia inteiro e além de abrir as portas da educação, a leitura pode proporcionar a remissão de pena para as detentas. É um direito garantido pela Lei de Execuções Penais (LEP).

A diretora da unidade, Dalvani Azevedo, explica que o espaço da biblioteca vai além dos livros e funciona como um local para que as reeducandas possam se sentir em paz e refletir: “Além dos livros, além da decoração, da reorganização de tudo, é um momento de reflexão, prazeroso. Com a interação com os livros, elas têm esse momento aqui para refletir sobre muita coisa. Estar em um ambiente fora da cela é diferente. É um novo recomeço. Ressocializar é isso, é recomeçar. E a gente tende a tentar fazer isso por meio da educação. A educação transforma as pessoas, e aqui tem essa oportunidade”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Senador Petecão aposta na piscicultura e investe quase R$ 200 mil na fábrica de gelo em Assis Brasil

Marcio Nunes

Festival TechJovem encanta crianças e destaca painéis internacionais no segundo dia

Raimundo Souza

Prefeitura prevê republicação do edital do transporte coletivo até o fim de janeiro

Kevin Souza

Justiça aceita denúncia do MPAC contra estudante por xenofobia

Jamile Romano

Acre garante R$ 57 milhões para a Cultura ao aderir ao Programa Nacional Aldir Blanc

Kevin Souza

Rio Branco ultrapassa 100 mm de chuva em 24 horas e permanece em estado de alerta

Kevin Souza