24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura De Rio Branco É Parceira Do Projeto “Reciclando Vidas, Transformando Pneu Em Oportunidade”

Atualizada em 29/05/2024 09:20

Ao tomar conhecimento do projeto idealizado pelo Movimento Acreano de Pessoas em Situação de Rua (MAPSIR), com oferta de cursos para a reciclagem de pneus, voltado às pessoas em situação de rua e monitorados por tornozeleira eletrônica, a Prefeitura de Rio Branco, prontamente se mostrou disposta em apoiar a ideia.

Nesta terça-feira (28), foi realizado o lançamento do projeto “Reciclando Vidas, transformando pneu em oportunidade” na presença dos alunos e demais autoridades.

A iniciativa busca, através da educação, oportunizar uma maneira de profissionalizar o público-alvo para poderem adquirir uma renda e mais chances de se reinserir no mercado de trabalho. Inicialmente, serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para pessoas em situação de rua e as outras 20 para monitorados por tornozeleira eletrônica.

Segundo o coordenador do Projeto, Janes Peteca, a realização desse movimento só foi possível pelo incentivo expressivo do Município que está custeando o aluguel do local das aulas, bem como as despesas de água e energia. Além de também cuidar da parte de coleta dos pneus doados por borracharias ou descartados para o Município.

“Esse projeto é fundamental, porque aqui vai ter educação, corte de cabelo e artesanato. Só quero agradecer às autoridades e vamos cobrar a sociedade, pois a prefeitura está dando suporte e contamos com vocês para comprar essas peças feita por eles.”

De acordo com o prefeito da capital, a gestão tem buscado levar dignidade para essas pessoas e o fomento de projetos como esses conseguem alcançar definitivamente quem está na ponta apenas a espera de uma oportunidade.

“O que a prefeitura puder fazer vai continuar, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), principalmente, nesse projeto que é ligado ao meio ambiente e tanto vai ajudá-los financeiramente, como também auxiliar com o próprio meio ambiente, porque vai ser a retirada, por exemplo, de pneus das ruas.”

“Esse é um projeto que está se iniciando com o apoio da Prefeitura Municipal, e vai ter a fiscalização do MPAC, no sentido de que a gente tenha o maior sucesso possível dentro desses projetos, garantindo principalmente a dignidade e autonomia dessas pessoas”, ressaltou promotor de Direitos Humanos do MPAC, Thales Ferreira.

O secretário municipal de Meio Ambiente (Semeia), Carlos Nasserala, explicou que milhões de pneus são produzidos diariamente em todo o mundo e a reciclagem deles nos direciona a usá-los corretamente, minimizando os impactos causados ao ecossistema.

“Na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), nós temos pneus que normalmente mandamos para Cuiabá e vamos retirar a quantidade necessária para essa iniciativa maravilhosa.”

Para Thais dos Santos, uma das alunas do curso de reciclagem de pneus, essa oportunidade significa uma nova chance, tendo em vista que o preconceito na sociedade ainda é muito forte e por ser mãe solo, ela necessita de uma renda para cuidar da filha.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

“Não vamos entregar o partido ao Bocalom”diz Socorro Neri após possível união do PP com o prefeito

Jamile Romano

Confira o boletim enchente – 18 de março

Jamile Romano

Uraps em Rio Branco realizam vacinação contra gripe em crianças de 6 meses a menores de cinco anos

Jamile Romano

Acre tem previsão de tempo quente e abafado nesta quinta-feira (16)

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco promove Ação de Saúde no Horto Florestal em apoio ao “Maio Roxo”

Marcio Nunes

Marcus Alexandre propõe implantar o programa Mais Médicos Municipal e o Corujão para exames

Jamile Romano