29.1 C
Rio Branco
sexta-feira, 16 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Ações de educação ambiental alcançam mais de mil pessoas em Epitaciolândia e Brasileia

Atualizada em 24/05/2024 15:24

Dando continuidade às ações de sensibilização sobre as boas práticas ambientais, visando a preservação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, as equipes de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizaram o Circuito Ambiental nos municípios de Epitaciolândia e Brasileia durante esta semana.

A ação que atingiu mais de mil pessoas, entre estudantes e a comunidade acadêmica em geral, teve início na segunda-feira, 20, e finalizou nesta sexta, 24.

Temas como a cheia dos rios, os impactos da seca extrema, a difusão das políticas ambientais existentes para atenuar os efeitos climáticos e o reforço da importância do Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio, foram trabalhados durante os circuitos.

A chefe da Educação Ambiental do Imac, Lilia Braga, reforçou os temas trabalhados em Epitaciolândia e Brasileia: “Em alusão ao Dia Mundial da Biodiversidade, trabalhamos esse tema tão importante e também os demais relacionados às mudanças climáticas e ao meio ambiente. Mencionamos as metas do PPCDQ/AC [Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre], bem como os decretos emergenciais do nosso estado”.

Foram disponibilizadas aos alunos atividades como o flanelógrafo (instrumento que possibilita falar de forma lúdica sobre biodiversidade e ciclo da água), sala de imagens, jogos ambientais e educativos, como o Vila da Farinha, uma doação da Embrapa para ser usado nas atividades de educação ambiental da Sema, e o tapete Caminhando pelo Acre.

As atividades foram aprovadas pelo aluno do 5º ano da Escola Municipal Bela Flor, Luiz Miguel Nóbrega: “Esse circuito foi muito legal para mim. Achei bem legal e espero que continue nas outras escolas e talvez outras vezes aqui também”.

Em Epitaciolândia, as atividades da educação ambiental ocorreram no último dia 20, na Escola Estadual Rural Luiz Gonzaga da Rocha; no dia 21, na Escola Municipal Bela Flor; e no dia 22, na Escola Municipal José Hassem Hall Filho.

Em Brasileia, o circuito ocorreu no dia 22, na Escola Municipal Elson Dias Dantas; no dia 23, na Escola Estadual Rural Valéria Bispo Sabala; e nesta sexta-feira, 24, na Escola Estadual Kairala José Kairala.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo do Acre leva cidadania a idosa de 114 anos com emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco incentiva adoção de espaços públicos com novas leis

Marcio Nunes

Acre ultrapassa a marca de R$ 3 bilhões em produção e se consolida como um forte polo de agronegócio do país

Raimundo Souza

Prédio da Aleac fica sem energia após temporal de domingo na capital

Jamile Romano

Técnica da hidroponia diversifica setor produtivo na zona rural de Rio Branco

Jamile Romano

Pesquisa da Fecomércio Acre Aponta Expectativa Positiva de Empresários e Consumidores no Acre para o Dia das Crianças

Jamile Romano