25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Pai é responsabilizado por danos no quadriciclo conduzido por menor de idade

Publicado em 22/05/2024

A  2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu, à unanimidade, manter a sentença que condenou o pai de um jovem a pagar os danos materiais causados em um acidente de quadriciclo conduzido por um menor de idade. A decisão foi publicada na edição n.° 7.536 do Diário da Justiça (pág. 17), da última terça-feira, 14.

De acordo com os autos, o jovem foi à fazenda para visitar uma tia que trabalha lá e, sem permissão, utilizou o quadriciclo que estava estacionado e tombou o veículo. O conserto totalizou R$ 4.305,00, sendo esse o valor reivindicado no processo o pagamento pelo responsável.

Por sua vez, o pai argumentou que não pode ser responsabilizado pelas ações do seu filho e que a culpa é do proprietário por deixar o veículo com a chave, mesmo dentro de sua própria fazenda.

Em seu voto, o  juiz Robson Aleixo, relator do processo, apontou que na situação o menor de idade conduziu o quadriciclo sem a devida precaução e sem autorização, resultando nos danos materiais, sendo cabível a compensação financeira devida.

O Colegiado não deu provimento ao recurso. “Portanto, o recorrente, na qualidade de responsável por seu filho, é obrigado a reparar os danos materiais no valor de R$ 4.305,00. Por conseguinte, a sentença é mantida em sua totalidade”, concluiu o relator.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

“O X da Questão” de domingo, 24, abordou a adesão do senador Márcio Bittar ao PL e a ação social da Santa Casa na comunidade

Raimundo Souza

Instabilidade diminui, mas Acre ainda tem previsão de chuvas e céu nublado nesta quinta-feira (23), diz Censipam

Jamile Romano

Sebrae destaca potencial de negócios durante 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre

Marcio Nunes

Polícia Civil prende homem em flagrante por violência doméstica em Rodrigues Alves

Redacao

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Acre vem a público se manifestar sobre a atuação dos nossos policiais durante o trágico acidente ocorrido no dia de ontem, 17 de abril de 2025, na Via Verde, no km 132 da BR-364.

Raimundo Souza

TCE nega participação em licitação do Saerb e acende alerta sobre suspensão sem prazo

Jamile Romano