Publicado em 26/06/2026
Foto: Reprodução
Por Redação
Em votação rápida e consensual, a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária da última quinta-feira (25), o projeto de lei que aumenta o valor do auxílio-saúde pago aos próprios vereadores da capital. Com a aprovação, o benefício mensal salta de R$ 2,5 mil para R$ 5,5 mil — um reajuste de 120%, que representa um acréscimo imediato de R$ 3 mil nas verbas de cada parlamentar.
A matéria aprovada altera o artigo 1º da Lei Municipal nº 2.451, de 12 de abril de 2023 (que já havia passado por modificações anteriores em maio daquele mesmo ano). Apesar da relevância do reajuste e do impacto financeiro nas contas do Legislativo, a Câmara Municipal ainda não disponibilizou o texto com a nova redação em seu site oficial, impossibilitando que a população consulte o conteúdo e as justificativas integrais do projeto.
Até a votação desta quinta-feira, a legislação vigente estipulava que os vereadores de Rio Branco em efetivo exercício tinham direito a dois auxílios fixos de caráter indenizatório (ou seja, que não sofrem descontos de imposto de renda):
Auxílio-alimentação: R$ 1,5 mil por mês (pago em dobro no mês de dezembro);
Auxílio-saúde: R$ 2,5 mil mensais (valor agora reajustado).
O projeto de lei obteve o aval de 100% dos vereadores que registraram presença na sessão plenária. Após passar pelo crivo unânime do parlamento mirim, a proposta foi encaminhada à prefeitura e agora depende apenas da sanção do prefeito Alysson Bestene.
A medida passará a vigorar oficialmente assim que o ato for publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Até o fechamento desta reportagem, a Mesa Diretora da Câmara não havia se pronunciado publicamente sobre o impacto financeiro total que a medida trará ao erário municipal.
Fonte: Contilnet

