Publicado em 24/06/2026
Foto: Reprodução
Por Redação
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) efetuou, nesta quinta-feira (24), o pagamento de dois meses de repasses que estavam em atraso com a Casa de Acolhida Souza Araújo. A instituição, administrada pelas Obras Sociais da Diocese de Rio Branco, é responsável pelo amparo a pacientes em condições de vulnerabilidade social e de saúde na capital.
A liberação das verbas foi confirmada pela assessoria de comunicação da própria casa de acolhida. De acordo com o balanço financeiro, foram quitados os valores das competências de março e abril de 2026, com parcelas individuais de R$ 243.308,96, totalizando um aporte emergencial de R$ 486.617,92.
A direção da entidade classificou a medida como um “alívio” imediato para o corpo de colaboradores e para a manutenção dos serviços diários prestados aos acolhidos.
O pagamento ocorre após uma forte mobilização pública liderada pela Diocese de Rio Branco. No último domingo (21), a Igreja Católica emitiu uma nota oficial denunciando que atrasos sistemáticos nos repasses do governo estadual estavam asfixiando financeiramente tanto a Casa Souza Araújo quanto o Hospital Santa Juliana.
O imbróglio ganhou forte repercussão política e social ao longo da semana, impulsionado por pronunciamentos do padre Massimo Lombardi e pela convocação de uma coletiva de imprensa por parte das Obras Sociais para expor a gravidade da situação. Documentos internos apontam que os débitos totais do Estado com o complexo de saúde da Diocese superam a marca de R$ 20 milhões.
Próximos passos e o impasse no Santa Juliana
Apesar de celebrar a entrada do recurso para a casa de apoio, a assessoria da Diocese informou que o diálogo com o Palácio Rio Branco continua. O foco agora se volta para as negociações que envolvem os repasses milionários devidos ao Hospital Santa Juliana, considerado uma das principais referências em atendimentos de média e alta complexidade do Acre.
“Uma força-tarefa está em curso para estruturar os pagamentos em atraso”, garantiu a assessoria da instituição em nota, que aproveitou para agradecer publicamente o empenho técnico da equipe da Sesacre e a intervenção da governadora Mailza Assis na articulação para desbloquear a primeira parte dos recursos.
Até o momento, o governo estadual mantém as tratativas administrativas com a junta diretiva do hospital para definir um cronograma de parcelamento ou quitação do restante do montante devido.

