23.4 C
Rio Branco
quarta-feira, 3 de junho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco decreta ponto facultativo na sexta-feira pós-Corpus Christi

Publicado em 03/06/2026

Foto: Reprodução

Por Redação

Os servidores públicos municipais da capital acreana terão o expediente suspenso na próxima sexta-feira, 5 de junho. A Prefeitura de Rio Branco oficializou o ponto facultativo em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta por meio do Decreto nº 1.105, assinado pelo prefeito Alysson Bestene (Progressistas) nesta quarta-feira (3).

A medida estende o recesso em virtude do feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho, conforme estabelecido no calendário oficial de feriados do município para o ano de 2026. Ao assinar o decreto, o prefeito também levou em consideração a mesma determinação de ponto facultativo já adotada pelo Governo do Estado do Acre, unificando o ritmo dos serviços públicos na capital.

Apesar do fechamento das repartições administrativas, o decreto assinado pelo Executivo abre precedentes para necessidades urgentes de atendimento. Os secretários municipais e diretores de autarquias ganharam autorização legal para convocar servidores para o trabalho normal, caso haja demandas administrativas ou operacionais inadiáveis. Os funcionários que forem convocados para cumprir expediente nesta sexta-feira estarão formalmente dispensados da compensação posterior de horas.

Manutenção de serviços essenciais

A Prefeitura de Rio Branco reforçou que a suspensão do expediente não afetará os serviços considerados essenciais e de interesse público. Setores estratégicos — como os atendimentos de urgência e emergência na saúde, a coleta de lixo doméstico, a fiscalização de trânsito e as equipes de plantão da Defesa Civil — operarão normalmente ao longo de todo o feriado prolongado para garantir a segurança e a assistência à população.

As atividades administrativas de rotina nas secretarias e postos de atendimento fecham na noite desta quarta-feira (3) e serão retomadas na próxima segunda-feira, 8 de junho.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

OCA centraliza mais de 60 serviços para servidores da Educação

Kevin Souza

Deracre atua em novas frentes de obra na Passarela Joaquim Macedo durante execução por etapas

Raimundo Souza

Juíza do TJ-AC lança guia de direitos para pessoa com Síndrome de Down

Jamile Romano

Governo do Acre promove segundo mutirão de Saúde Auditiva, beneficiando a população com atendimento especializado

Raimundo Souza

Primeiro dia do FICATE 2024 reúne mais de 500 alunos em apresentações culturais no Tucumã

Marcio Nunes

STF não atua por interesse do governo, diz Flávio Dino sobre emendas

Marcio Nunes