Atualizada em 02/04/2024 15:58
Morre em João Pessoa na Paraíba a ex-deputada estadual do Acre, Miriam Pascoal. Natural do Ceará, ela era viúva do ex-vereador por Rio Branco Poty Pascoal, eleito em 1963 na primeira eleição para este tipo de cargo na Capital Rio Branco do recém criado Estado do Acre.
Miriam Pascoal se elegeu vereadora em substituição ao marido e tomou gosto pela política e conseguiu, até se eleger presidente da Câmara de Vereadores em Rio Branco. Em 1978, com os ventos da redemocratização soprando cada vez mais forte no país e como o MDB se tornando uma alternativa de poder para substituir a Arena e a ditadura militar nos destinos do país, ela se candidata a deputada estadual. É eleita.
A causa da morte não foi revelada pela família, embora amigos e familiares tenham informado que, há tempos, ela vinha com a saúde abalada pela idade avançada, com problemas coronários. Miriam foi deputada na 6ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Acre, de 1983 a 1987. Em nota, a Aleac lamentou a morte da ex-deputada, que faleceu em decorrência de complicações renais.