26.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Voto em branco não vai para candidato que está ganhando; entenda

Atualizada em 04/10/2024 09:29

O eleitor que não tem preferência por nenhum dos candidatos tem a opção de votar em branco, clicando nessa tecla presente na urna, ou pode anular o voto ao digitar um número que não corresponda a nenhum postulante.

Tanto o voto em branco quanto o nulo não interferem no resultado das eleições, não são computados para quem está ganhando nem podem cancelar o pleito. Servem apenas para registrar a insatisfação do eleitorado.

Para decidir quem ganha, a Justiça Eleitoral leva em consideração somente os votos válidos, que são aqueles dados efetivamente aos candidatos.

Outra opção disponível é o voto de legenda, dado ao partido, mas sem especificar um candidato. Para isso, é necessário digitar os dois números do partido e apertar a tecla confirma, sem inserir o restante dos dígitos.

Esse voto é possível nas eleições proporcionais, valendo para os cargos de vereador, pleiteado nessas eleições municipais, deputado federal, estadual ou distrital, em disputa nas eleições de 2026.

eleição 2024 está marcada para o primeiro domingo de outubro, dia 6. A votação começa às 8h e vai até as 17h no horário de Brasília.

O segundo turno acontece, nas cidades em que houver, no dia 27 do mesmo mês.

O pleito definirá prefeitos e vereadores por todo o país. A votação ocorrerá em mais de 5.500 cidades e vai mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, segundo o TSE.

 

[Folha Uol]

 

Artigos Relacionados

Arrecadação bate recorde e cresce 9,08% no primeiro semestre

Jamile Romano

Governo regulamenta lei que restringe uso de celular na escola

Jamile Romano

Presidência paga ao menos R$ 24 mil em diárias para Janja levar quatro assessores a Roma

Jamile Romano

Bolsonaro diz esperar que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Raimundo Souza

Fim do prazo para declarar o Imposto de Renda cai no feriado; veja como fazer a declaração

Jamile Romano

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

Marcio Nunes