Atualizada em 25/07/2024 11:18
Donald Trump que se cuide, pois irá concorrer com a primeira mulher eleita vice-presidente dos EUA.
A próxima disputa pela presidência dos EUA chegou a dar-nos a impressão que a mesma se daria entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden. Embora as idades de ambos, bastante avançadas, fossem praticamente as mesmas, apenas uma diferença de três anos, vinha prevalecendo a idéia de senilidade do próprio Joe Biden e o vigoroso estado de saúde de Donald Trump, como se este estivesse pronto e preparado para, participar das olimpíadas que proximamente acontecerão em Paris.
De caso pensado, a avançada idade de Joe Biden vinha se prestando para que o mesmo fosse comparado a um velho “gagá” e portanto absolutamente incapaz para comandar o mais importante país do mundo, pregação que muito vinha favorecendo a candidatura Donald Trump. .
Isto teve origem em razão do péssimo desempenho do próprio Joe Bidin, e um debate televisivo com o próprio Donald Trump. E o mais impressionante: o monte de mentiras que este, descaradamente, ousou tornar públicas sequer foi levado em consideração.
Outra não foi à causa da desistência da candidatura do próprio presidente Joe Bidin. Para Donald Trump e seus seguidores, a referida desistência foi recebida como uma vitória, isto para além dos resultados das pesquisas que já o apontava como favorito.
O que ninguém esperava era o surgimento, praticamente consensual, da candidatura da vice-presidente Kamala Harris para substituir Joe Bidin, afinal de contas, por sê-la mulher, negra e filha de imigrantes, por parte de pai e da mãe, uma candidatura com tais características jamais poderia prosperar, sobretudo, numa disputa à presidência dos EUA.
Como a vitória do candidato Donald Trump, como se diz na nossa gíria popular, parecia favas contadas, de repente a candidatura de Kamala Harris, ao que tudo vem nos fazendo crer, já fez o jogo zerar. Esta é a concepção reinante entre os democratas e quem sabe até, entre os republicanos.
Se vai se sagrar vitoriosa ou não, decerto uma coisa: a troca da candidatura Joe Biden pela candidata Kamala Harris, já deve ter trazido sérias preocupações para o próprio Donald Trump, até porque, em matéria de senilidade, com seus 59 anos de idade, a própria Kamala Harris ficará bem mais a vontade nos debates que irá travar com o bastante envelhecido Donald Trump, este já beirando os seus 80 anos de idade.
Eu, particularmente, se me fosse dado o direito, entre votar nele, Donald Trump, ou nela, Hamala Harris, em homenagem ao próprio regime democrático votaria nela, até porque, uma hipotética vitória de Donald Trump empurraria não apenas a democracia dos EUA, bem como as de todo o mundo para um perigosíssimo abismo.