23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são destaque no estande do Iapen na primeira noite de Expoacre

Publicado em 27/07/2025

Violões fabricados por pessoas privadas de liberdade são expostos no estande do Iapen na Expoacre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) iniciou a primeira noite da Expoacre apresentando diversos projetos de ressocialização para que a população possa conhecer o trabalho de reintegração social desenvolvido pela instituição. Entre os projetos está o Sons da Liberdade, a primeira fábrica de luthieria dentro do sistema prisional brasileiro.

O foco do projeto é profissionalizar as pessoas privadas de liberdade, ensinando o ofício de luthier, que fabrica e conserta instrumentos musicais, para que quando retornem ao convívio social, possam ter oportunidades no mercado de trabalho.

Vanusia Mota, que visitou o estande do Iapen aprovou os instrumentos musicais: “Gostei muito do modelo do violão”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Vanusia Mota, que passava pelo local com a família, se encantou pelo projeto. Ela está aprendendo a tocar violão e gostou da qualidade dos instrumentos: “Gostei muito do modelo do violão, ele facilita o aprendizado, a facilidade que eu tive de fazer a nota. Ter um projeto desses que ajuda eles [detentos], os que querem voltar à sociedade, trabalhar e com esse projeto eles saem com um curso e podem atuar nessa área”.

Policial penal, Jardel Costa explica que a área é muito promissora “existe a oportunidade de fazer o seu nome crescer e ser reconhecido em todo o Brasil”. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O policial penal Jardel Costa é luthier e foi quem idealizou o projeto. Ele explica que esta é uma boa área de atuação: “Antes de ser policial penal, a renda que eu tinha era da luthieria, então é um mercado muito bom. Existe a oportunidade de fazer o seu nome crescer e ser reconhecido em todo o Brasil. Essa oportunidade que é dada para os apenados é única, porque é muito difícil para quem tá fora do sistema prisional ter um curso desses, eu mesmo tive que esperar anos para conseguir”.

Os violões estão disponíveis para venda durante a feira, e todo o valor arrecadado será revertido ao Fundo Penitenciário do Acre e destinado à manutenção do projeto.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MPAC e Polícia Militar deflagram operação contra o crime organizado

Jamile Romano

Saneacre investe em capacitação socioemocional de servidores com treinamento de habilidades assertivas

Raimundo Souza

No Panorama, produtores de macaxeira recebem incentivo da prefeitura

Jamile Romano

Sine Acre oferece 106 oportunidades de emprego em Rio Branco nesta semana

Kevin Souza

Detran publica lista de motoristas que podem ter o direito de dirigir suspenso; confira os nomes

Kevin Souza

As reduções do governo Trump na área científica afetam pesquisadores do Brasil

Raimundo Souza